O combate à pobreza energética segue em curso no Brasil. De janeiro a março de 2024, 9.803 famílias de sete estados foram beneficiadas em ligações do Luz Para Todos, programa do Ministério de Minas e Energia (MME). Isso significa um benefício direto a 39,2 mil pessoas. O investimento total foi de R$ 228.299.414,87. A maioria das ligações foi realizada em regiões remotas da Amazônia Legal, que representam 70,92% dos novos consumidores. O restante (29,08%) foi realizado em áreas rurais.
“O Luz Para Todos voltou com toda a força. Essa é uma das grandes marcas do presidente Lula e nós vamos atender 500 mil famílias até o fim de 2026. Levar eletricidade significa gerar empregos, renda e dar dignidade às brasileiras e aos brasileiros”, afirma o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Nos estados do Amapá e Pará, as ligações foram feitas de forma remota, com a instalação de kits individuais de energia solar. Já no Acre, Bahia, Maranhão, Piauí e Rondônia, as comunidades foram beneficiadas com extensão de rede até as zonas rurais.
Benefício
Para Jaime Cardoso Correia, trabalhador rural, a instalação do kit de energia solar foi uma bênção. Beneficiado pelo Luz Para Todos na cidade de Breves, Pará, ele conta que, desde passou a morar no local, 47 anos atrás, a dependência de geradores a diesel era grande. “Sempre sonhamos com a chegada da energia. A instalação foi feita cinco meses atrás e nunca deu problema. Só temos o que agradecer”, afirma.
A meta para 2024 é levar eletricidade a 75.723 famílias em todo o Brasil, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Em 2023, os objetivos foram superados em 24%, com 64.592 unidades consumidoras beneficiadas.
Por: Ministério de Minas e Energia (MME)
Foto: Divulgação/MME