As propostas podem ser enviadas por meio do sistema PAANet até o próximo dia 20 de março
Com recursos de R$ 500 milhões do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) foi lançada, nesta terça-feira (18/2), a nova chamada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para mais um passo no combate à fome e no fortalecimento da agricultura familiar. O evento, realizado na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Brasília, contou com a presença de autoridades e representantes de movimentos sociais, destacando a importância do programa para garantir renda justa aos pequenos agricultores e alimentos de qualidade à população.
Para Denilva Araújo dos Santos, 37 anos, representante do Movimento dos Pequenos Agricultores, o PAA representa uma garantia de renda e a oportunidade de comercializar seus produtos de forma justa, sem a necessidade de atravessadores. “Com o PAA, quem ganha é quem produz”, comemorou Denilva, que cultiva feijão, milho, mandioca, palma para os animais e uma variedade de frutas em sua propriedade na Bahia.
Quem ganha é quem produz os alimentos, mas também quem consome”, Denilva Araújo dos Santos, representante do Movimento dos Pequenos Agricultores
Denilva destacou ainda a importância do programa para o fortalecimento da agricultura familiar e para o acesso a alimentos saudáveis para a população. “Esse é um momento muito oportuno para nós, pequenos agricultores, porque quem ganha é quem produz os alimentos, mas também quem consome”, afirmou.
Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, anunciou a liberação de recursos para o início das ações do PAA. “Em nome do presidente Lula, estamos aqui para anunciar a liberação pelo MDS desses R$ 500 milhões para iniciar esse trabalho”, disse.
Saiba mais: Governo Federal anuncia abertura do sistema do PAA para Compra com Doação Simultânea da Agricultura Familiar
O ministro Wellington Dias destacou o papel do programa no fortalecimento da agricultura familiar e no combate à fome. “Vamos fortalecer as cozinhas solidárias. Vamos fortalecer a produção da agricultura familiar. É isso que está dando resultado e matando a fome das pessoas”, contou.
Ele reforçou que o PAA não apenas garante alimentação, mas também promove saúde. “Não é só encher o bucho, nós queremos um povo saudável. Assim, o PAA valoriza quem dá um duro danado no campo”, completou.
Para o o presidente da Conab, Edegar Pretto, o momento representou mais uma consolidação da volta do PAA. “A nossa missão é fazer com que esse programa seja um dos grandes instrumentos do Governo Federal para contribuir com a produção de alimentos e, consequentemente, ser um dos grandes instrumentos do governo para erradicar a fome novamente no nosso país”, afirmou.
O Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), permite que os agricultores familiares comercializem sua produção diretamente para o governo, que destina os alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar. As propostas para participar da nova chamada podem ser enviadas por meio do sistema PAANet até o próximo dia 20 de março.
A cerimônia de lançamento também contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine; e da secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian dos Santos Rahal.
Fonte: Agência Gov/Via MDS
Foto: Roberta Aline/MDS