Com a participação de mais de 500 moradores da região oeste e as presenças do prefeito José de Filippi Júnior, secretários municipais e vereadores, foi realizada ontem (2/8), na Emeb Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes, no Serraria, a segunda plenária regional do Programa Bora Participar Diadema.
O evento começou por volta das 18h30 com a secretária de Planejamento e Gestão, Fátima Queiroz, falando sobre a importância da prestação de contas popular e quanto ela deve ser divulgada para outros munícipes. “O nosso objetivo é fazer um balanço do que a atual gestão vem realizando, mas também ouvir vocês. Nesses últimos dois anos e meio de trabalho, trazer melhorias para a nossa cidade foi intenso e desafiador e a participação de vocês, nas plenárias passadas e nessa agora, trazendo as reivindicações, foi fundamental. Por isso, levem o que vocês estão escutando aqui para vizinhos e outros munícipes que isso ajuda a divulgar as melhorias realizadas”, afirmou a secretária.
O prefeito José de Filippi também ressaltou o valor da prestação de contas e disse que as plenárias são oportunidades que a administração tem de ouvir os munícipes e fazer avaliações para sentir se o plano de governo está funcionando. “Nos queremos atender aos pedidos dos moradores com competência e resolvê-los o mais rápido possível. As plenárias proporcionam isso e é onde também podemos falar dos desafios que é governar uma cidade”, argumentou.
Filippi fez um relato das obras realizadas na região oeste (ver quais no final do texto) e aproveitou para divulgar o Aplicativa Colab, canal aberto ao morador de Diadema para fazer reclamações pontuais e acompanhar a resolução dos pedidos. “O Colab é uma ferramenta preciosa para isso. As plenárias são para tratar projetos mais globais para a cidade e formas de trabalho da Prefeitura que precisam melhorar. Utilizem mais essa ferramenta porque ela é um avanço e agiliza a resolução dos pedidos solicitados”, recomendou.
Em seguida, o prefeito apresentou números de como o aplicativo está sendo utilizado pelos moradores da região oeste.
Desde que o Colab foi criado, em agosto passado, 4.430 munícipes do Conceição e do Serraria usaram a ferramenta para fazer as reclamações. Foram inscritas 8.750 solicitações de serviço e destas, 70% foram resolvidas, 26% estão em andamento e 4% são de pedidos não relacionados ao poder público. A maior demanda foi por iluminação e em segundo lugar veio a poda de árvore. Para saber mais sobre o Colab e como utilizá-lo acesse: www.diadema.sp.gov.br .
Outras falas – Também tiveram direito de fala na plenária, secretários, vereadores e outros moradores do bairro Serraria que fizeram, ao vivo, as suas reivindicações.
Da parte da população, entre outras demandas, os pedidos se diversificavam entre uma cobertura de uma quadra esportiva, volta do funcionamento de centro comunitário, a implantação de uma farmácia de alto custo no bairro, falta de médicos nas UBSs e assentos gratuitos para pessoas autistas em ônibus de linhas municipais.
Para a moradora Marly Elias de Melo que estava indo a plenária pela primeira vez, participar do balanço municipal foi muito gratificante. “É bom saber o que a prefeitura está fazendo na nossa cidade e também cobrar o que ainda precisa melhorar. Cabe ao morador fazer a reclamação, mas é preciso acompanhar o seu andamento”, disse.
Acompanhando Marly na prestação de contas estava a sua vizinha Eliane Pereira da Silva. Para ela é muito importante participar das plenárias regionais. “Na minha opinião tinha que ter mais reuniões como essa, porque é fundamental o contato entre população e o poder público. Isso facilita a cobrança de promessas feitas durante as eleições e também porque o munícipe fica sabendo que obras estão sendo realizadas”, declarou.
Também prestigiaram a plenária regional da região oeste, o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Mário Reali; o diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes, Manoel Eduardo Marinho; e o presidente do IPRED de Diadema, Rubens Martins.
PRINCIPAIS MELHORIAS REALIZADAS NA REGIÃO OESTE
Revitalização e melhorias nas UBSs Serraria, Parque Real e Conceição pela inclusão das unidades de saúde no Programa UBS Nota 10;
Aplicação de R$ 2,5 milhões em seis escolas municipais da região. Entre as melhorias: implantação de novos parques infantis, pintura e reparos nos prédios, reforma nas cozinhas e adequação de berçários;
Abertura de novas turmas do Programa Adolescente Aprendiz nos núcleos habitacionais Morro do Samba, Santa Maria e Inverno e Verão.
Implantação na Emeb Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes de um núcleo do Programa Observatório de Segurança Escolar para a promoção de Cultura de Paz nas escolas;
Implantação do Programa Dandara e Piatã nas escolas municipais da região, visando o combate ao racismo e promovendo trabalho educacional em cultura afro-brasileira e indígena;
Reforço da segurança em vários pontos da região, com a atuação da Central Integrada de Monitoramento e colocação de totens de vigilância em áreas centrais da Vila Conceição e Parque Real;
Colocação de câmeras de videomonitoramento nas escolas, trazendo mais segurança para estudantes e professores;
Aplicação de melhorias, por meio do Programa Revitaliza Diadema, nos núcleos habitacionais Morro do Samba, Parque Real II, Barbosinha, Piratininga e Júpiter;
Aplicação do Regulariza Diadema no núcleo Santa Maria I e condomínio CDHU Sanko, garantindo para mais de 1000 famílias o título de propriedade de suas moradias;
Reforma do Restaurante Popular Serraria – Irmã Lucina;
Implantação por meio do Programa Diadema Conectada de pontos de Wi-Fi gratuitos na região;
Implantação de ciclofaixa na Avenida D. Pedro I;
Implantação do Projeto Rua da Gente nos núcleos habitacionais Vila Socialista e Inverno e Verão; e
Intermediação pelo Emprega Diadema de 400 novas vagas para a rede de supermercado Atacadão.
Fonte: Iara Santos Luz/ Prefeitura de Diadema
Fotos: Dino Santos/ Prefeitura de Diadema