MENU

Governo Fátima Bezerra: RN sedia workshop internacional Brazil Offshore Wind and Power-to-x 2025

Maior evento da América Latina dedicado à energia eólica offshore e às tecnologias que transformam eletricidade renovável em produtos como hidrogênio verde, e-metanol, amônia e aço verde, o “Brazil Offshore Wind & Power-to-X 2025” (BOWPX), acontece nesta segunda e terça-feira, 26 e 27, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

A realização é parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o apoio do Governo do RN através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) o BOWPX tem a finalidade de debater e explicitar diretrizes para o desenvolvimento tecnológico e industrial da eólica offshore e a política energética para a produção de hidrogênio verde e outros produtos com tecnologias Power-to-X no Brasil.

A governadora Fátima Bezerra participou da abertura do evento, que está na sua terceira edição, ao lado de representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; de Minas e Energias; e instituições como Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), GWEC (Conselho Mundial de Energia Eólica), ApexBrasil, Sebrae, Fiern, empresários, professores e alunos da UFRN.

“O BOWPX reforça o papel estratégico do Nordeste, e do RN, em especial, na transição energética e no potencial da industrialização verde como eixos de desenvolvimento sustentável e geração de emprego qualificado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra para destacar: “O Rio Grande do Norte está na vanguarda na utilização de fontes de energia renovável no país. A atualmente a matriz elétrica no nosso estado é composta por 98% de fontes limpas e renováveis, e somos considerado o Estado mais verde do Brasil. 95% da energia que consumimos vem de fontes limpas”.

A governadora do RN acrescentou que o RN tem “uma gestão comprometida em favorecer infraestrutura e formação de mão de obra de qualidade. A transição energética é um dos maiores desafios do nosso tempo, mas confiamos que vamos vencer e promover melhor qualidade de vida com emprego e renda. O nosso Governo investe também na formação de mão de obra, através dos Ierns, e estrutura, com o Porto Indústria Verde, que vai permitir o funcionamento de toda a cadeia da indústria offshore com geração de empregos de qualidade e renda”.

Os secretários de estado do desenvolvimento econômico (Sedec), Sílvio Torquato e da Fazenda (Sefaz), Carlos Eduardo Xavier também se pronunciaram. “Mesmo o estado ocupando a posição de líder na geração de energia eólica no Brasil o Governo do RN não se acomodou. Continuamos atuando fortemente para promover a geração de energia limpa offshore aproveitando o grande potencial do nosso litoral”, declarou Torquato. Já o gestor da Fazenda estadual, destacou a importância deste evento para a geração offshore no RN. “Temos grande oportunidade que é também um grande desafio e com o Porto Indústria Verde teremos uma revolução em nosso estado”, considerou Carlos Eduardo.

POTENCIAL E ESTRUTURA
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram que no RN há 686 empreendimentos em operação que juntos possuem uma potência outorgada de 11,5GW. O Rio Grande do Norte possui as principais fontes de geração de energia, com destaque para a fonte eólica, solar, hídrica, biomassa e gás natural, sendo este último considerado combustível de transição.

No setor eólico, o estado tem 384 usinas eólicas em operação que totalizam 10 GW de potência instalada. É o segundo estado com maior número de usinas eólicas em operação, mas o primeiro em relação a capacidade de geração por MW/h.

O RN tem ainda outros 12 GW em projetos em planejamento e em construção. Outros 296 parques eólicos e solar estão em fase de projetos ou obtenção de licenças.

No campo da energia eólica offshore estão em fase de desenvolvimento na costa do estado 14 projetos que totalizam 25,4 GW em potência instalada.

PORTO INDÚSTRIA VERDE
Localizado entre os municípios de Caiçara do Norte e Galinhos, o Porto terá área de 13.300 Hectares destinada a instalação da infraestrutura necessária para o desenvolvimento da cadeia industrial para novas fontes como a eólica offshore, hidrogênio verde e amônia verde.

O Estudo de Viabilidade do Porto Indústria Verde no RN surgiu da iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte definir as características essenciais para infraestrutura, cadeia de valor e requisitos ambientais necessários para a implantação de uma estrutura para o suporte ao desenvolvimento tecnológico do setor eólico offshore e múltiplos usos.

Atualmente, o RN está nos estudos de licenciamento ambiental, infraestrutura logística de apoio ao Porto, desapropriações e procedimentos junto à Secretaria Nacional de Portos. O Porto está inserido no Novo PAC do Governo Federal.

Foto: Site do Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Fonte: Site do Governo do Estado do Rio Grande do Norte

BUSCA RÁPIDA