O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) entregou nesta terça-feira (19), em evento na Escola de Governo, em Natal, o Selo Unicef Edição 2021-2024. Foram contemplados 73 municípios do Rio Grande do Norte que mais melhoraram as políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes entre 2021 e 2024.
Esta é a sexta edição do Selo Unicef. O RN teve número recorde de certificados, passando dos 53 municípios da edição anterior para 73 em 2024. Isto significa melhoria sistemática de desempenho na implementação de políticas públicas para infância e adolescência. Dos 167 municípios do RN, 156 aderiram à atual edição. Do total de adesões, 73 cumpriram as exigências mínimas de participação.
“Hoje é um dia especial e histórico para o RN e para os 73 municípios que recebem o Selo Unicef. Isto é inspirador e motivador, porque significa o sucesso das políticas públicas, significa acolhimento, bem estar e cidadania às nossas crianças e adolescentes”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.
A governadora acrescentou que, com o apoio do Governo do Estado, os 73 municípios fizeram o dever de casa no campo da educação, da saúde e a assistência social. Lembrou as consequências da pandemia da Covid 19 e as ações tomadas para, por exemplo, ampliar a cobertura vacinal, a busca ativa para enfrentar a evasão escolar e a redução de 42% no abandono escolar.
“Temos cada vez mais que continuar fortalecendo as políticas públicas, como o Pé de Meia, que contempla com R$ 200, por mês por aluno, estimulando frequência à escola, evitando que o jovem não vá à escola para ajudar no orçamento da família”, reforçou Fátima.
Coordenador do Unicef no RN, Rui Aguiar enfatizou que “o Selo Unicef é a maior conquista nos últimos 35 anos, no Brasil, no campo das políticas públicas para a criança e para o adolescente. E o RN é um exemplo, com a governadora e professora Fátima Bezerra por apoiar as ações dos conselhos, das secretarias de assistência social, saúde e educação, conselhos tutelares, conselhos municipais da criança e do adolescente, agentes comunitários de saúde, vacinação, combate ao negacionismo.
Quem não tem orgulho do RN hoje, não tem alma. Agradecemos ao Governo do RN e aos prefeitos e prefeitas agora certificados. O Selo Unicef é o selo do trabalho e da vida. O RN recebe hoje uma geração de crianças, adolescentes e professores certificados pelo Unicef.”
Representando 2.512 adolescentes de 73 Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAS), a estudante de Recursos Pesqueiros no IFRN de Macau, Steffany Heloise Lemos de Souza, residente no município de Guamaré, disse que “a importância dos NUCAS é aprender ética e cidadania, conviver com pessoas que serão importantes para nossa educação, futuro e trabalho.”
Presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), o prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos declarou que “os municípios hoje estão em festa. E renovamos o compromisso com a infância e adolescência. Vamos nos unir ainda mais e nos fortalecer para continuar fazendo crescer o acesso aos direitos”.
Na solenidade, a governadora esteve acompanhada dos secretários de Estado, Íris Oliveira (Sethas), Olga Aguiar (Semjidh), Guilherme Saldanha (Sape), e da adjunta da educação, Cleonice Kozerisk.
Entre os 73 municípios do RN que receberam o Selo UNICEF edição 2021-2024, 29 estão na mesorregião Oeste; 17 no Agreste; 18 na região Central, que inclui o Seridó, e 09 no Litoral Potiguar.
Foto: Site do Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Fonte: Site do Governo do Estado do Rio Grande do Norte