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Governo Cido Ferrari: professores e educadores da Educação Infantil de Matão recebem formação sobre experiências em ambientes pedagógicos

Esta semana, ocorreu no Centro de Educação Complementar Prefeito Adauto Scardoelli (CEC), uma formação voltada para os professores e educadores das escolas municipais de educação infantil, com o objetivo de refletir sobre a prática educativa, sobre a organização da sala referência, pensando nos organizadores da ação pedagógica – espaço, materiais, tempo, grupo de crianças e mediação do adulto.

Os espaços da sala referência foram organizados para cada grupo de crianças atendidas na educação infantil (Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II, 1ª e 2ª etapas), levando os profissionais a refletirem sobre: a organização dos espaços e materiais que atendam as necessidades e especificidades do grupo de crianças com os quais atuam; os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que constam no currículo da educação infantil, pensando o desenvolvimento integral das crianças, os eixos estruturantes da educação infantil (brincar e interações) e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento (conhecer-se, conviver, brincar, explorar, participar, expressar-se).

A fim de escutar a todos, nesse processo avaliativo, o prefeito Cido Ferrari, acompanhado do Secretário de Educação e Cultura, Marcelo Prado (Mazão), visitou os educadores durante as formações. “Estamos muito contentes e confiantes na nossa Educação Municipal, pois só este ano já recebemos diversos prêmios, que valorizam o trabalho dos professores e estudantes, isso mostra que estamos no rumo certo! Seguimos investindo em reformas, ampliações, consertos, mas principalmente na formação dos professores, dando recursos e respaldo para que eles se sintam capazes e possam desempenhar da melhor maneira possível a missão de lecionar e cuidar de nossas crianças”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

Esta formação foi desenvolvida pela equipe gestora do Departamento de Educação: Elenice Moreira (coord.formadora); Maria Cláudia De Santi (coord.formadora); Cíntia R. Cavicchia (ger. Pré-Escola), Taís Ridão (ger. Creches) e Claudionice Bellintani (diretora).

“A experiência vivenciada nos espaços proporciona o desenvolvimento cognitivo, emocional, habilidades motoras, interação social, hábitos de higiene, autonomia, comunicação e linguagem, além de estimular a participação no processo de construção coletiva”, descreveu Elenice Moreira (coord. formadora).

Voltada ao grupo de professoras da Educação Infantil, a diretora do Departamento de Educação, Claudionice Bellintani provocou a seguinte reflexão: “A Educação Infantil faz um trabalho de extrema importância, pois tudo que é experimentado nesta fase, de forma significativa, fica marcado nas emoções e psiquês das crianças, e quando elas chegam ao Ensino Fundamental recorrem a essas habilidades, que ficam na memória, para resolver os desafios que são propostos, como por exemplo as proporções, de peso, tamanho, a espacialidade. Em algum momento essa habilidade foi desenvolvida na Educação Infantil”.

De acordo com Marcelo Prado (Mazão), secretário de Educação e Cultura, investir nos ambientes favorece o desenvolvimento das crianças, pois os materiais presentes nesses ambientes são fontes de desenvolvimento para as crianças, principalmente com a parceria dos educadores que atuam em cada grupo.

Para além, professores do Ensino Fundamental I também receberam o Módulo 2 da formação do Programa Alfabetiza Juntos-SP, na Sala de Vídeo da Escola Municipal Adelino Bordignon, mediada pela articuladora e gerente desse seguimento Andréa Andreatti. O referido módulo visa o cumprimento da Lei 10.639/03 e 11.645/08, cuja orientação é implementar instrumentação de avaliação, analisar diagnósticos de escritas e promover a valorização das diversidades, com foco em práticas que estimulem o comportamento leitor.

Fonte e fotos: site da Prefeitura de Matão

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