Vinte governadores, incluindo Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Wellington Dias (Piauí) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) do Partido dos Trabalhadores, assinaram uma Carta Aberta em defesa da democracia e em apoio ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), após as falas do presidente Jair Bolsonaro contra os líderes.
O documento foi publicado no domingo, 19, após Bolsonaro participar de um ato em Brasília quebrando a quarentena e em defesa da intervenção militar e do AI-5, em seu discurso afirmou que não quer negociar nada e que “acabou a época da patifaria”.
Os governadores justificam na Carta que estão agindo em conformidade com a ciência e através de orientações dos profissionais de saúde, “Consideramos fundamental superar nossas eventuais diferenças através do esforço do diálogo democrático e desprovido de vaidades. A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise”, diz trecho retirado do documento.
Para ler a Carta completa, acesse: