No 24º episódio do podcast Papo Reto, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) entrevistou a advogada e empresária do ramo da construção civil, Helen Moraes. Ela é a primeira mulher negra proprietária de uma incorporadora e construtora no Brasil, destacando-se pelo seu trabalho na regularização fundiária urbana e habitação popular.
Helen Moraes, que também é fundadora e CEO do Grupo HB Brasil, destacou-se por promover acesso a imóveis às famílias de baixa renda e oferecer soluções eficientes para reduzir a burocracia no setor.
Com um faturamento estimado de R$50 milhões em 2024, a empresa visa proporcionar moradia digna a milhares de brasileiros. “Tudo perpassa por um sonho, o sonho da moradia, que é o sonho de todas as pessoas, independentemente de sua classe social.
Começamos com a política de regularização e hoje temos um modelo de negócio que abrange melhoria habitacional, infraestrutura e construção de moradias dignas”, afirmou Helen.
Durante o bate-papo, Helen Moraes. também abordou os desafios de ser uma mulher empreendedora no setor da construção civil. “No segmento da construção civil, que é predominantemente masculino e branco, enfrentamos muitos preconceitos. Como mulher negra e dona de uma construtora, muitas vezes sou subestimada”, compartilhou.
Ela destacou como um grande diferencial de sua empresa o diálogo com as comunidades para construir projetos que atendam às necessidades das pessoas, analisando se é realmente necessário realocar os moradores de periferias para outras áreas. “Há um grande erro na política habitacional de não escutar as comunidades.
Antes de realizar uma remoção, é preciso entender o que elas querem e precisam, disse Helen.
Zarattini comparou a situação citada pela empresária a das comunidades e loteamentos irregulares. “Aqui em São Paulo temos muitos loteamentos irregulares, além das periferias. É um grande desafio regularizar essas áreas e garantir uma habitação melhor para as pessoas. Muitas resistem a sair de suas casas nas comunidades para ir para prédios de conjunto habitacional que são menores”, destacou o parlamentar.
Moradia popular: De acordo com dados da Fundação João Pinheiro em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, o déficit habitacional no Brasil atingiu em 2022 seis milhões de domicílios, com predominância em famílias que recebem até dois salários mínimos.
Zarattini destacou a relevância do trabalho da HB Brasil no setor de moradia popular e ressaltou as metas do governo federal para reduzir o déficit habitacional. “A HB Brasil é um exemplo de que é possível garantir moradia digna para as pessoas mais pobres. O governo Lula tem como meta reduzir os índices de déficit habitacional e para isso anunciou a construção de 2 milhões de moradias até 2026, uma meta ousada que faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida,” mencionou o deputado.
Foto: Site do Deputado Federal Carlos Zarattini
Fonte: Site do Deputado Federal Carlos Zarattini