O coordenador regional do PT e presidente do Partido dos Trabalhadores de Araçatuba, Fernando Zar, destacou neste mês de maio, a confirmação de que a cidade receberá mais de 1,6 milhões para a Cultura do município, por meio da Lei Paulo Gustavo, cujo decreto de regulamentação foi assinado pelo presidente Lula no dia 11 de maio deste ano.
Fernando Zar elucidou a importância da iniciativa que beneficiará muito os artistas e produção cultural na cidade. Ele ainda recordou o legado do atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como coautor da Lei Paulo Gustavo.
“A Lei Paulo Gustavo é uma grande conquista para a área cultural, para todos os trabalhadores, artistas, produtores e a própria população que será beneficiada com mais arte. É o Governo Lula trabalhando pelo acesso à cultura e oportunidades para todos e todas”
O presidente Lula disse o seguinte durante o decreto de regulamentação da Lei Paulo Gustavo:
“A cultura pode fazer com que a gente exija o cumprimento da Constituição Brasileira. Está tudo na Constituição. O povo tem direito a morar, a trabalhar, a comer, a estudar, a saúde e a transporte de qualidade. A revolução que precisamos é fazer cumprir a Constituição Brasileira”
O título da lei rende homenagem ao ator e humorista que faleceu em 2021, vítima de Covid-19. O investimento direto de R$ 3,8 bilhões é o maior da história do país destinado ao setor cultural e pretende chegar às 27 Unidades Federativas e beneficiar os 5.570 municípios.
O ministro das Relações Institucionais e coautor da Lei Paulo Gustavo, Alexandre Padilha, também repercutiu a conquista para a cultura nacional: