Fabiana Scardoelli, a primeira mulher eleita pelo Partido dos Trabalhadores e a vereadora mais votada nas eleições municipais da cidade de Matão com 2.199 votos (5,20%), irá compor quatro comissões na Câmara Municipal durante o biênio 2025-2026: a parlamentar foi eleita para presidir as comissões de Direitos Humanos e Direitos da Mulher; e também será relatora nas comissões Educação, Cultura, Turismo, Desporto, Assistência e Saúde; e de Fiscalização de Políticas Públicas.
De acordo com Fabiana, a participação nestas comissões refletem muito bem o compromisso trazido em campanha e os ideais projetados para o mandato participativo e popular na cidade do interior do Estado de São Paulo.
“Tratam-se de órgãos técnicos compostos por três vereadores, eleitos para um mandato de dois anos. A função destas comissões é de analisar projetos em tramitação e emitir pareceres sobre as proposições apresentadas na casa”, explica.
Comissão de Direitos Humanos
“Como Presidente da Comissão de Direitos Humanos, poderei investigar denúncias de violação de direitos humanos, englobando os mais variados gêneros e, ainda, fiscalizar programas relacionados ao tema em questão”.
Comissão dos Direitos da Mulher
“Já na Presidência da Comissão dos Direitos da Mulher, defenderá com honra os direitos das mulheres e combate à violência de gênero, visto se tratar de uma das pautas mais importantes do seu mandato”.
Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Desporto, Assistência e Saúde
“Poderei opinar sobre projetos educacionais, culturais, de saúde e assistência social, possibilitando uma aproximação mais ampla da população, através dos seis pilares para a construção da cidadania no município”.
Comissão de Fiscalização de Políticas Públicas
“Não menos importante, sua participação na Comissão de Fiscalização de Políticas Públicas, viabilizará o acompanhamento dos estágios iniciais, até o cumprimento de metas e políticas públicas no município”.