MENU

Estudantes dialogam com ministro Padilha sobre políticas públicas e investimentos para a Educação e Juventude

Estudantes dialogam com ministro Padilha sobre políticas para a Educação e Juventude

O ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha, recebeu na última sexta-feira (14/07), comitiva de estudantes do estado de São Paulo, no gabinete da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), em Brasília, para tratar de investimentos e políticas públicas para as áreas da Educação e da Juventude. Os jovens tiveram a oportunidade única de conhecer o Palácio do Planalto e o ministro das Relações Institucionais do Governo Lula.

Juventude protagonista na construção de políticas públicas

A Conselheira Estadual de Juventude de SP, Martha Silva, a Marthinha, de Itapecerica da Serra (SP), acompanhou a visita e destacou a importância da agenda:

“A juventude é fundamental na construção de políticas públicas, e nosso ministro Alexandre Padilha reconhece isso. Abrir as portas do Palácio do Planalto para os jovens levarem a ele suas reivindicações prova seu cuidado e atenção para com esse grupo. A visita foi super proveitosa e permitiu aos estudantes conhecerem a estrutura da Presidência da República e mais do que isso, se sentirem de fato como cidadãos que podem e devem atuar na construção de um país mais justo e inclusivo”. ressalta.

Marthinha ainda destacou a histórica participação popular promovida pelo Governo Lula através do PPA (Plano Plurianual) Participativo:

“O Governo Federal encerrou recentemente as plenárias do PPA Participativo, em mais uma movimentação que mostra como a participação das pessoas é fundamental para o Brasil avançar. Por tudo isso, seguimos atuando na União e Reconstrução de nosso país junto ao presidente Lula”, comenta.

Universidade Federal para os estudantes da periferia

Por fim, Marthinha finaliza:

“A luta e mobilização da juventude é extremamente importante, principalmente nas pautas da educação. As políticas anteriores do governo Lula permitiram que mais jovens negros, oriundos da classe trabalhadora e periferias do país ingressassem no ensino superior. Assim, atuamos para que este ritmo se mantenha, novas universidades sejam criadas e mais jovens se formem e tenham a possibilidade de melhorar sua vida e de sua comunidade. Por isso, seguimos na mobilização para que seja instituída também uma Universidade Federal na região da Jd. Ângela, para que possa atender a juventude dessa periferia da zona sul de São Paulo e nossas cidades do entorno, especialmente de Itapecerica da Serra, que carece de uma instituição pública de ensino técnico e superior”, elucida.

Instituto Federal e universidade pública para Mogi das Cruzes

Uma das demandas apresentadas foi a possibilidade de viabilizar a instalação de unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e de uma universidade pública, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), Região do Alto Tietê, na Grande São Paulo.

O autor do pedido foi o estudante de Direito e Gestão Pública, Teylor Mendes Fonseca, que atualmente realiza estágio em Direito e considera fundamental um Instituto Federal, bem como uma universidade pública na cidade da região para contemplar milhares de alunos e alunas dos municípios do Alto Tietê.

“Fui muito bem atendimento pelo ministro, Alexandre Padilha, como também por sua equipe. A pauta do encontro era para conversar sobre a importância do envolvimento da juventude nas políticas públicas na sociedade, como também conversei com a sua equipe de uma possibilidade de trazermos uma unidade do Instituto Federal para Mogi das Cruzes, e também uma Universidade Pública, tendo em vista que essa cidade é a maior cidade do Alto Tietê, tanto populacional quanto territorial, é uma cidade que se tem milhares de estudantes que gostaria que tivesse um polo de universidade pública aqui, pois iria receber estudantes de diversas cidades do Alto Tietê”, destaca.

Pautas importantes do Congresso da UNE 

Segundo o estudante do 3º ano do Ensino Médio na E. E. Ana Maria Garrido Orlandin, Adison Nunes, de Cajamar (SP), o 59° CONUNE (que aconteceu entre os dias 12 e 16 de Julho, em Brasília) foi ótimo para todos, onde foi debatido diversos fatores que são essenciais não somente para quem está começando, mas também pra quem busca mais conhecimento, tais como o N.E.M – Novo Ensino Médio, o enfrentamento do racismo e da lgbtfobia nas escolas e universidades.

“Ainda que estas questões venham a ser amplamente debatida no campo do partido foi ótimo levá-la para debate juntamente com outras forças. Tivemos também um ato de rua da qual foi, e é muito importante para mostrarmos que temos voz sim e que o fato de sermos juventude não interfere na nossa capacidade política, como muitos pensam. Por final tivemos a plenária na qual elegemos quem nos representa para estar na diretoria da une e botar adiante as pautas que realmente interessam e dizem respeito a juventude brasileira”, analisa.

Adison também repercutiu a visita com o ministro Padilha.

“Muitas vezes a juventude se pergunta por onde começar ou onde se inspirar, e a visita ao ministro para mim em específico foi muito bom neste e em outros quesitos. Passamos 4 anos em um completo desgoverno da qual ao menos podíamos se expressar e o ato de estar ali e ser recebido no planalto pelo ministro é saber que realmente esse é o governo do povo, o governo em que todos podem opinar e se expressar e saber também que o governo realmente se importa com os brasileiros e brasileiras. Estar lá trouxe uma sensação de extrema alegria por saber que quem ali agora está realmente nos representa e saber que nesse novo governo de reconstrução isso acontecerá frequentemente, pois realmente somos valorizados”, enfatiza.

Experiência enriquecedora para os jovens 

O estudante baiano de Administração Pública na FGV (Fundação Getúlio Vargas), Gabriel Santos Oliveira, disse que a visita foi fundamental para validar todas as experiências e aprendizagens adquirida em sala de aula.

“Vivenciar de perto, a conexão e a proximidade que existe entre os três poderes foi enriquecedora e de suma importância para almejar grandes experiências com a administração pública. Boa parte dessas projeções foram intensificadas na visita ao Palácio do Planalto, especificamente no diálogo com gestores do Ministério das Relações Institucionais”, complementa.

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA