As inscrições para a 8ª edição do Prêmio Inezita Barroso da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já estão abertas e vão até o dia 30 de novembro. Concedida pelo Parlamento àqueles que levam adiante a cultura caipira paulista, a honraria será entregue em março de 2025.
As indicações ao prêmio devem ser encaminhadas pela sociedade civil, núcleos e instituições culturais. Os interessados devem encaminhar suas indicações para avaliação da Comissão de Educação e Cultura da Alesp. É preciso redigir um breve histórico – de até três páginas – falando sobre a atuação do indicado na cultura caipira.
O e-mail para encaminhamento do texto de inscrição é o cec@al.sp.gov.br.
Serão aceitas indicações de artistas, grupos musicais e personalidades com contribuição comprovada na cultura tradicionalmente paulista: a cultura caipira de raiz.
Os 20 melhores indicados serão contemplados, em uma cerimônia promovida pela Alesp no Plenário Juscelino Kubitschek, com uma estatueta representando a patronesse Inezita Barroso.
Referência
Inezita Barroso, nascida em São Paulo, em 1925, foi uma das mais amadas e consagradas artistas brasileiras. Considerada um dos ícones da música caipira e do sertanejo raiz, ela atuou como instrumentista, cantora, compositora, apresentadora e pesquisadora do folclore brasileiro.
Durante muitos anos, de 1980 a 2014, apresentou o programa “Viola, Minha Viola”, na TV Cultura. Uma das músicas mais conhecidas gravada pela cantora foi “A moda da pinga”. Além disso, em 2014 foi eleita para assumir uma das cadeiras da Academia Paulista de Letras.
Faleceu em 2015, aos noventa anos. O prêmio da Assembleia Legislativa que leva o seu nome presta uma homenagem a uma das principais representantes da música de raiz do Brasil.
Fonte: Cultura Caipira de Raiz | Matheus Batista – Alesp
Foto: Agência Alesp