A Série Galera Vermelha Entrevista está de volta! A partir de segunda-feira (4/11) serão publicados diálogos com vereadoras eleitas e reeleitas e com vereadores eleitos e reeleitos destacando o balanço dos mandatos e os desafios para a próxima legislatura (2025-2028).
O entrevistado desta terça-feira (5/11) é o vereador eleito de Mogi Mirim, Ernani Gragnanello (PT),que obteve 410 votos (0,91%) dos votos. Atualmente, Ernani é secretário municipal de Serviços de Mogi Mirim e presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores.
Confira a entrevista:
1 – Como avalia os resultados das eleições municipais deste ano na cidade?
A avaliação foi positiva, porque acredito que o partido avançou e espalhou pelo interior. A informação que tenho é que ampliou o número de vereadores em locais estratégicos. Evidentemente, que não foi o sonho de todo mundo, mas avançamos.
Por outro lado, observamos ainda o tanto é conservador nosso estado em pontos do Brasil, em relação às políticas públicas. Elas são importantes, são fundamentais, porém, a população ainda não consegue entender ou ter a clareza da importância de eleger vereadores progressistas, especialmente do PT
2 – Quais serão as principais bandeiras e projetos do mandato para a legislatura 2025-2028?
As principais bandeiras serão aprofundar a democracia, a participação da comunidade nas decisões do governo, além de focar em projetos e programas sociais para que nós possamos avançar nos marcos civilizatórios e, ao mesmo tempo, na conscientização do povo de eleger vereadoras e vereadores comprometidos com as causas sociais.
3 – Qual a importância do Governo Lula para o município e quais áreas são prioridades para investimentos com o objetivo de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população?
Acredito que o Governo Lula vai precisar investir muito na educação política. Não basta ter projetos, prioridades, investimentos, obras e mais obras, se não tiver uma melhoria na conscientização da sociedade.
Porque o que está em disputa, se nós devemos ou não alavancar as políticas públicas de forma que o SUS (Sistema Único de Saúde), a Educação, o Meio Ambiente, todos os programas sociais, sejam realmente uma conquista da população, uma parte dela não se sente parte dessas conquistas, mas ao mesmo tempo utiliza, necessita (desses serviços e políticas públicas). Como trabalhar isso?
Por outro lado, acho que são investimentos (para melhorar a qualidade de vida da população) nas áreas da Saúde e da Educação e, sobretudo, na educação politica e na cultura da paz.
Biografia
Ernani Luiz Donatti Gragnanello é natural de Mogi Mirim. Nasceu no dia 25 de julho de 1960. É formado na Faculdade de Direito, advogado de profissão, especialista em direito público e gestão pública. Atualmente exerce o cargo de secretário municipal de serviços de Mogi Mirim. Iniciou a carreira no envolvimento político com o esporte, na juventude, e depois desenvolveu inúmeros programas e projetos na área do movimento estudantil, do movimento popular, das ações judiciais na defesa da democracia e dos direitos humanos. Trabalhou em várias prefeituras do PT como secretário de negócios jurídicos, em prefeituras da região de Mogi Mirim (Amparo, Cosmópolis, Sumaré, Leme, Santa Bárbara d’Oeste e Araras).
Ernani tem prioridades e propostas para várias áreas, especialmente Saúde, Educação e Esportes