A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) reforçou, em plenário, a denúncia de tentativa de apagamento do golpe promovida por bolsonaristas. A parlamentar se posicionou de maneira contundente contra qualquer pedido de anistiar os responsáveis por atos golpistas, incluindo os envolvidos no 8 de janeiro. “A maior parte da população brasileira já se posicionou de forma muito nítida: é contra anistiar golpista, é contra impunidade que asfixia esta nação”, declarou, nessa semana.
Sem anistia
Erika denunciou o que chamou de “tática golpista” da extrema direita, que tenta reescrever os fatos com versões que minimizam ou negam os ataques. “Eles querem anistiar quem articulou o assassinato do Presidente, do vice-presidente e de um ministro do Supremo. Eles querem a volta das salas escuras de tortura e da proibição de canções”, afirmou, ao lembrar que o projeto de anistia é usado como chantagem política para paralisar os trabalhos legislativos.
A deputada também apontou a hipocrisia de setores que dizem defender a democracia enquanto atacam seus pilares. “Vocês arrancaram a bandeira nacional das mãos do povo e a encharcaram com o sangue dos povos indígenas. Falam de democracia, mas ornamentaram as salas escuras de tortura. Vocês não aceitaram o resultado das eleições. Tentaram levar o País de volta à ditadura”, frisou Kokay.
Governo Lula
Enquanto a extrema direita concentra esforços na defesa de golpistas, o Governo Lula segue avançando na reconstrução do Brasil e cuidando da população. Kokay aproveitou o momento para criticar os setores que se opõem às políticas sociais do Governo Lula e rejeitam os avanços na redução da desigualdade. “Lula foi eleito, e eles não aceitaram, porque eles não aceitam a democracia e a vontade do povo. Assim como eles sentem tristeza por vermos um estádio de futebol saindo da fome todos os dias. Sentem tristeza porque o povo brasileiro está voltando a ter dignidade”, comentou a deputada.
Contrapondo as críticas bolsonaristas, Erika pontuou as “entregas do governo Lula”, como o aumento do número de ambulâncias do Samu, a gratuidade dos medicamentos na Farmácia Popular, o crescimento do programa Pé-de-Meia, que já beneficia 4 milhões de jovens, e a valorização do salário mínimo. “Temos a menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos. São políticas que devolvem cidadania e dignidade ao povo brasileiro”.
Foto: Kayo Magalhães
Fonte: Site do PT na Câmara