Retrospectiva 2024
2024 foi um ano de muita luta em defesa da democracia e dos direitos da população. O mandato da deputada Erika Kokay (PT-DF) se dedicou a abraçar demandas dos trabalhadores e trabalhadoras, na valorização do serviço público e dos terceirizados e terceirizadas. Também atuou na defesa da cultura, do direito à cidade e contra a ambição exacerbada da especulação imobiliária.
A parlamentar teve um papel de destaque no enfrentamento aos fundamentalistas, que queriam, com o PL 1904/2024, impor que mulheres – inclusive adolescentes e crianças – fossem obrigadas a levar uma gravidez fruto de um estupro adiante. “Estive também na luta contra a anistia aos golpistas que atentaram contra a democracia e a sede dos Poderes em 8 de janeiro de 2023”, lembra Kokay.
Educação
A partir da sanção do presidente Lula, o projeto de Erika Kokay que institui a Política Nacional de Atendimento Educacional Especializado a Crianças de Zero a Três Anos se tornou Lei em 2024. O texto garante a prioridade de atendimento domiciliar para crianças dessa faixa etária que necessitem de atendimento educacional especializado e para bebês que tenham nascido com alguma condição de risco.
Já o Senado Federal aprovou projeto da parlamentar para garantir a proteção de jovens atletas contra o abuso sexual. Outras proposições importantes avançaram, como a jornada de 30 horas semanais para psicólogas e psicólogos, que foi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação.
“Foi um ano de muito trabalho no Parlamento, ajudando o presidente Lula a reconstruir o Brasil, e de muita resistência para evitar retrocessos. Seguiremos na luta em 2025”, assegura Erika.
Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada Erika Kokay
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados