MENU

Entrevista: Saulo Monteiro fala sobre a importância do livro para prefeitos e prefeitas: “um misto de política e gestão, com questões práticas do cotidiano”

Autor promoveu o lançamento da obra no último dia 20 de novembro e destacou particularidades do “guia” fundamental para chefes do Executivo e amantes da boa leitura; saiba como adquirir o exemplar

Um livro que tem tudo para agradar, não somente gestores e gestoras, mas também aqueles que gostam de boas histórias, dos bastidores da política e dos caminhos para uma vida pública exitosa. De autoria do assessor e consultor político especialista em planejamento estratégico e gestão municipal, Saulo Monteiro, a obra “Prefeitos, Prefeitas e Seus Desafios”, foi lançada oficialmente na noite do dia 20 de novembro lança no dia 20 de novembro, na Drummond Livraria, localizada no Conjunto Nacional, na capital paulista.

O evento contou com as presenças de autoridades políticas como prefeitos e prefeitas, ex-prefeitos, vereadores e vereadoras, ex-vereadores e ex-vereadoras, parlamentares, secretários municipais, além de amigos e amigas de longa data e novas amizades que prestigiaram o escritor.

O livro foi publicado pela Ex-Libris Editora. O prefácio é do prefeito de Araraquara, Edinho Silva, e a apresentação é do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior.

“Sem a pretensão de ser um manual, o livro é um misto entre reflexão teórica conceitual sobre a gestão municipal e a prática cotidiana. Um misto de política e administração, gestão, das questões práticas e operacionais do dia-a-dia”, destaca Saulo, que concedeu entrevista exclusiva para a Galera Vermelha.

Saulo Monteiro, que atualmente é consultor do INEC (Instituto Educação, Cultura e Gestão) na área de planejamento estratégico e desenho de políticas públicas), participou ativamente da Série de Oficinas promovida pelo Galera Vermelha, entre maio e julho deste ano. Ao lado de Carlinhos Almeida (prefeito de São José dos Campos entre 2013 e 2016), Saulo apresentou para as pré-candidaturas, temáticas voltadas para a elaboração de propostas para o Legislativo, construção de Programa de Governo e estratégias de campanha.

Saiba mais neste bate-papo, as particularidades do livro, como adquiri-lo e os efeitos práticos para os leitores. Siga, também, o Instagram do Saulo: https://www.instagram.com/saulo.monteiros/

Confira a entrevista:

1 – Gratidão, Saulo, por conceder essa entrevista para a Galera Vermelha. O lançamento do livro teve uma ótima repercussão, com presenças de autoridades políticas e representantes de vários municípios. Qual a avaliação do evento?

No meu entendimento, o lançamento do livro foi um sucesso! Um sucesso de público! Com um público muito diversificado, prefeitos e prefeitas, ex-prefeitos, vereadores e vereadoras, pessoas de várias áreas, de várias municípios como São José dos Campos (a vereadora Amélia Naomi e o ex-prefeito Carlinhos Almeida), São Caetano do Sul (o prefeito José Auricchio Júnior), Santo André (o assessor da SRI (Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, Antonio Padre, e a ex-vereadora Bete Siraque), São Paulo, Potim, Guaratinguetá, Itapeva (a militante dos Direitos Humanos, Thais Reichert), inclusive, do Mato Grosso do Sul, meu grande amigo Ben-Hur Ferreira, autor da Lei Federal 10.639/2003 (que tornou obrigatória a inclusão da História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar), enquanto deputado federal.

Enfim, um público muito diversificado, muito legal e como disse o prefeito Auricchio, que faz a apresentação do livro, um astral muito legal, bem representativo.

Muito legal que alguns municípios fizeram caravana. Conheci amigos que vieram por indicação de alguém, várias solicitações de pessoas que não puderam estar. No entendimento da Editora Ex-Libris, do Jayme Bremer, também foi um sucesso. Fiquei muito contente, a repercussão foi a melhor possível, tivemos grande apoio dos parceiros. Só tenho a agradecer. Tudo foi muito positivo!

Acesse a galeria de fotos: https://www.instagram.com/p/DCrfSWWx1gE/?img_index=1

2 – Como projeta o impacto e a contribuição do livro para experiências práticas dos gestores e dos leitores?

Sem a pretensão de ser um manual, o livro é um misto entre reflexão teórica conceitual sobre a gestão municipal e a prática cotidiana. Já recebi alguns retornos muito interessantes, por exemplo, sobre (a questão do) programa de governo. O capítulo está muito completo e trata o Programa de Governo não somente como uma peça, um instrumento de campanha, mas também como um guia para governar o município.

(O capítulo) Conta com várias dicas, várias orientações, no sentido de como elaborar um Programa de Governo, de como mobilizar a sociedade civil, a militância dos partidos, a militância de políticas públicas como as áreas da Saúde, da Educação, da Assistência Social, da Segurança, de como mobilizar essas pessoas para elaborar um projeto para a cidade. E claro, esse material depois, a partir do processo de planejamento estratégico, ele (o livro) vai servir como um guia, mesmo, dialogado e debatido com a sociedade e com certeza vai dar o norte, vai contribuir para uma gestão qualificada da cidade.

3 – E a questão do planejamento estratégico também é fundamental para os gestores.

Sim! O livro traz uma série de orientações, entres elas, o processo de planejamento estratégico, com as principais ferramentas sobre como implementá-lo no município e fazer com que ele seja um instrumento constante de orientação, de guia, de organização, de definição das estratégias, dos objetivos, das marcas a serem firmadas, do plano tático operacional.

Enfim, o livro têm muitas informações neste sentido, inclusive, em todos os capítulos contando histórias práticas que deram certo e algumas que não tiveram êxito, de tal maneira que ele serve de orientação, serve de parâmetro, de referência para que os prefeitos consigam realizar seu intento tão desafiador que é governar a cidade.

4 – Saulo, o livro conta com muitos capítulos interessantes que apresentam ações essenciais para uma administração de sucesso. Poderia nos contar mais sobre esses detalhes?

Claro! No livro, temos um capitulo todo orientando sobre a captação de recursos extraorçamentários. Os municípios muitas vezes vivem, em grande medida, com receitas de transferências constitucionais, enfim, e dependem do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), de repasse de recursos e não tem verba para fazer os investimentos de infraestrutura urbana, de saneamento, de recapeamento, de novas vias urbanas, a gente dá uma serie de orientações para que o município consiga captar recursos, desde emendas parlamentares estaduais e federais e também acessar recursos de programas estaduais, federais e empréstimos de instituições, tanto brasileiras como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, como do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e instituições bilaterais.

O livro tem muitas informações neste sentido para dar um suporte ao governante. mas ele não se restringe a isso.

5 – Dicas valiosas para os governantes, mas que também se fazem necessárias estratégias políticas nas lideranças da gestão e da comunicação. Saulo, como o livro aborda de maneira eficaz e didática essa questão?

Por exemplo, o livro também reflete sobre as questões do timing político de cada obra. Não adianta fazer e inaugurar obras em certos momentos que não ganha a opinião pública, que não tem repercussão. O livro oferece muitos toques para você obter o melhor saldo político, o melhor resultado administrativo das suas ações, dos investimentos a serem realizados.

Sem a pretensão de ser manual, mas ele (livro) traz muitas orientações práticas, conta muitas histórias de sucesso e insucesso. Por exemplo, tem um capitulo dedicado à comunicação. Percebo que muitos prefeitos realizam muito, mas comunicam mal ou comunicam pouco com a sociedade, e aí não obtém os resultados esperados, não obtém aprovação, fazem muito, mas não tema provação. e muitas vezes não conseguem a reeleição, ou não conseguem eleger o seu sucessor.

Então, o livro é um misto de política e administração, com questões práticas e operacionais do dia-a-dia que afligem normalmente os prefeitos.

6 – Saulo, muito obrigado pela entrevista e com certeza, tanto os gestores como amantes da boa leitura ficaram interessados nesta obra. Quais as formas de adquirir o livro?

Gratidão pela parceria e divulgação! Um dos caminhos para adquirir o livro “Prefeitos, Prefeitas e Seus Desafios” é solicitar diretamente para meu contato de WhatsApp (12) 98139-2624, que eu passo as informações sobre pix, o pagamento e o envio para o endereço das pessoas.

Outra forma é pelo site: https://exlibriseditora.com.br/

Em breve estará disponível no formato e-book e em algumas outras plataformas como Amazon, provavelmente a partir do início de dezembro.

Crédito da foto: Bruno Passos Cotrim

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA