Associação paulista fundada em 1939 oferece serviços de saúde e assistência a gestantes expostas a situações de risco; cerimônia foi promovida pelo deputado Simão Pedro (PT)
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (13), um evento em celebração aos 85 anos da Associação Amparo Maternal, tradicional entidade da cidade de São Paulo que presta apoio a mães e gestantes em vulnerabilidade social.
Promovida pelo deputado Simão Pedro (PT), a cerimônia celebrou a rica história da associação fundada em 1939. “É uma associação consolidada na cidade de São Paulo. Mais de 700 mil crianças já nasceram ali. Ela tem esse espírito de atender mulheres vulneráveis e precisa do apoio da sociedade”, disse o parlamentar.
Concebida pela madre franciscana Marie Domineuc, o médico obstetra Álvaro Guimarães Filho e o então Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar D’Affonseca e Silva, a entidade surgiu para o atendimento a gestantes em situação de risco da cidade de São Paulo, como mães solteiras, gestantes abandonadas por suas famílias, mulheres negras, imigrantes e vítimas de violência doméstica.
“São 85 anos de assistência e apoio a mães e bebês em vulnerabilidade e de reinserção social”, ressaltou a presidente da associação, Paula Lorenna Pirolo.
Hoje, a Associação Amparo Maternal realiza cerca de 100 atendimentos diários e, além de prestar o apoio integral à saúde com o serviço de maternidade, também acolhe com lares temporários e oferece capacitação para mães solo.
“O trabalho que a gente executa é caro e precisa de apoio. É importante ter parceiros que reconheçam esse trabalho”, afirmou Paula.
Fonte: Matheus Batista – Alesp
Fotos: Rodrigo Romeo