Grande defensor do SUS (Sistema Único de Saúde) e lutando sempre por melhorias na qualidade de vida da população da cidade de Piacatu, o deputado federal licenciado e ministro das Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha (PT-SP), destinou neste mês de setembro de 2023, a pedido de Rose Rodrighero e Sergio Rodrighero, uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para o Lar São Luiz Montfort, localizado na Região Administrativa de Araçatuba, no estado de São Paulo.
A emenda indicada em 2023 já foi paga e os recursos estão à disposição da Prefeitura Municipal de Piacatu para repasse ao Lar São Luiz Montfort.
Compromisso com o povo piacatuense
O ministro das Relações Institucionais recordou o seu trabalho como parlamentar, hoje licenciado para atuar no Ministério do Governo Lula, e disse que o compromisso com o povo de Piacatu continua mais firme do que nunca.
“Quero dizer aos munícipes de Piacatu que essa emenda foi destinada com muito carinho para a área da Saúde, a pedido da nossa companheira Rose Rodrighero e do companheiro Sergio Rodrighero, e toda a nossa companheirada, e que o nosso comprometimento com a população vai se fortalecer ainda mais, com o Lar São Luiz Montfort, com o Governo Lula ajudando a cidade com recursos, convênios e programas sociais”, destaca Padilha.
Rose e Sergio agradeceram o deputado e hoje ministro Padilha pelo olhar voltado para ajudar a população dos municípios do interior paulista e disseram que esses recursos são fundamentais para ajudar no desenvolvimento das ações do Lar São Luiz Montfort (Casa de Abrigo de Idosos).
“Nosso ministro Alexandre Padilha sempre teve uma especial atenção com o interior do estado de São Paulo. Com o nosso município não é diferente. Tanto como deputado quanto como ministro, Padilha reforça o seu compromisso com o povo de Piacatu e com o Lar São Luiz Montfort. Somos muito agradecidos pelo carinho que tem para com nossa cidade. Obrigado, ministro Padilha”, afirmam.
Protagonismo do povo
De acordo com Padilha, porta-voz e um dos principais ministros do Governo Lula, a parceria do governo federal e do Congresso Nacional com os municípios brasileiros vai ajudar cada vez mais a melhorar a qualidade de vida em cada cidade do país. O ministro destaca a retomada de obras paralisadas na Educação e de programas como o Minha Casa Minha Vida, o Mais Médicos, o Brasil Sorridente, o Farmácia Popular, o Bolsa Família, Escolas em Tempo Integral, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Desenrola Brasil, a Lei Paulo Gustavo, o pagamento do Piso da Enfermagem, entre outros como essenciais para o desenvolvimento econômico e social.
Em 2023, Padilha tomou posse do mandato parlamentar da reeleição na primeira sessão do ano, em fevereiro, quando ocorreu a eleição para a mesa diretora e presidência da Câmara dos Deputados, e depois retornou ao cargo de ministro do Governo Lula.
Desde o início do ano, Padilha tem cumprido visitado várias regiões do estado de São Paulo, sempre fazendo um balanço do Governo Lula, reafirmando o compromisso com a população e destacando a previsão de novos recursos e programas para os municípios.
Padilha é parceiro de Piacatu
Padilha é um grande parceiro de Piacatu. Como Ministro da Saúde do Governo Dilma (2011 a 2014) fortaleceu o Programa Farmácia Popula com 2 unidades, beneficiando cerca de 2 mil pessoas com medicamentos gratuitos e com desconto; e investiu nas equipes de Saúde da Família e do Brasil Sorridente.
A cidade de Piacatu está localizada na Região Administrativa Araçatuba. Conta com população de 5.519 habitantes (Censo 2022) e está distante cerca de 540 km da capital paulista.
SOBRE ALEXANDRE PADILHA
Alexandre Padilha é médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do programa de residência multiprofissional em atenção primária da Universidade Nove de Julho/UNINOVE, professor de Atenção Primária à Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic /SLMANDIC, professor colaborador das disciplinas do mestrado profissional do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp. Foi coordenador do Núcleo de Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade de São Paulo (NUMETROP/USP). É membro do Grupo Consultivo Nacional do Fundo de Populações da Organização das Nações Unidas (UNFPA).
No período de 2000 a 2004, como médico supervisor do NUMETROP/USP, supervisionou as ações de assistência em saúde, pesquisa e formação de profissionais do Núcleo, a implementação do Ambulatório dos Viajantes/Centro Especializado de Imunização no Hospital das Clínicas/FMUSP e coordenou projetos do Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde (OMS), com trabalhos publicados em revistas acadêmicas internacionais e nacionais, em especial sobre saúde coletiva e medicina tropical. Entre 2004 e 2005 foi Diretor Nacional de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Foi Ministro de Estado das Relações Institucionais da Presidência da República, no período de 2009 a 2010, tendo sido dirigente da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República no período de 2005 a 2009. Foi Ministro de Estado da Saúde no período de 2011 a 2014.
De janeiro a agosto de 2015, foi Secretário de Relações Governamentais da Prefeitura de São Paulo e no período de Setembro de 2015 a Dezembro de 2016, foi Secretário Municipal de Saúde da Cidade de São Paulo.
Padilha é atualmente ministro das Relações Institucionais do Governo Lula e Deputado Federal licenciado pelo Partido dos Trabalhadores, reeleito para o segundo mandato (2023/2026) pelo Estado de São Paulo com 140.037 votos.