A democracia é um direito universal, e deve nos mover, alimentar os nossos sonhos e a nossa capacidade de luta.
Participei na noite de segunda (1º/4), na Câmara Municipal de Araraquara, da audiência pública “Em defesa pela democracia”, com o objetivo da memória de todos aqueles e aquelas que foram vítimas da ditadura militar, e reafirmar o valor da democracia.
E eu penso que é emblemático para nossa cidade, pois temos muito a dizer o que é democracia, já que no dia 08 de janeiro de 2023 estávamos com o Presidente Lula visitando nosso município e nós vimos, muito de perto, uma tentava de golpe em nosso país. Araraquara foi, naquele dia, a sede da resistência e da reação à uma tentativa de golpe.
A nossa jovem democracia precisa ser zelada e cuidada o tempo todo. Precisamos ter memória do que representou a ditadura militar e o governo, um regime de exceção.
Não estamos falando de algo fictício, estamos falando algo que marcou a vida da cidade de Araraquara, que provocou dor às famílias da nossa cidade, já que jovens perderam suas vidas, como José Arantes, Tuta Garlippe, Jurandir Garçoni, além da Irmã Maurina, que foi presa e torturada, além de exilada, hoje está enterrada na nossa cidade. Portanto, é importante que a gente diga que a ditadura militar não estava, como alguns pensam, tão distante.
Nós estamos vivendo um momento muito difícil, não só para o Brasil, mas para o mundo. Um momento de disputa de valores. A sociedade mundial está diante de um processo de definição de qual mundo nós queremos. E nessa disputa de mundo nós não podemos abrir mão da nossa concepção de mundo. A nossa concepção não se negocia. Nós não podemos ceder, não podemos recuar.
O que estamos fazendo aqui, hoje, é dizer não ao autoritarismo; não à ditadura, ou qualquer regime de exceção. E dizer sim ao nosso direito de sonhar com a democracia plena, um direito inegociável, que norteie a estrutura da nossa sociedade.
Parabéns à Câmara Municipal pela iniciativa, e em nome dos vereadores Paulo Landim, Fabi Virgílio, Alcindo Sabino, Filipa Brunelli e Guilherme Bianco, agradeço todos os vereadores e vereadoras. Em nome do Dicão, presidente do PT de Araraquara, agradeço a todas as lideranças partidárias e comunitárias presentes. Também agradeço as presenças da deputada federal Márcia Lia, do professor da Unesp Milton Lahuerta, do professor da Uniara Edmundo Oliveira e da secretária de Saúde Eliana Honain, representando todos os gestores da cidade.
Fonte e fotos: Facebook do Prefeito Edinho Silva