Nesta quarta-feira (20), durante a conversa semanal com os cearenses por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas confirmou que o tratamento do câncer será iniciado no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, na próxima semana. A previsão é que isso aconteça no dia 27 de setembro.
“Vamos entregar ao povo do Vale do Jaguaribe o serviço do tratamento do câncer no Hospital Regional. Já temos esse tratamento no Cariri, em Barbalha. Temos também em Sobral, com trabalho realizado pela Santa Casa. Nós queremos levar o tratamento do câncer para todos os nossos Hospitais Regionais, para que a população seja atendida com dignidade”, afirmou o governador.
Ainda na área da Saúde, Elmano de Freitas destacou que 40.214 cirurgias eletivas já foram realizadas desde de janeiro de 2023 por meio do Mutirão de Cirurgias. “Estamos aumentando muito a capacidade de realização de cirurgias no estado. Fazemos as cirurgias das pessoas que chegam em situação de emergência, ao mesmo tempo em que diminuímos a fila [das eletivas]”, frisou.
Ouvindo a população
A internauta Rafaela Alves perguntou sobre as inscrições do Programa CNH Popular neste ano. “Prepare a documentação porque vamos abrir vagas, pelo Detran, agora em outubro, com 25 mil vagas no total”, garantiu Elmano de Freitas.
Natalia questionou a respeito da ampliação dos Centros de Educação Infantil (CEIs). “Já entregamos, em 2023, 13 CEIs em nosso estado. Estamos construindo e, nos próximos dias, teremos o anúncio da ordem de serviço para construção de vários outros CEIs”, garantiu o gestor.
Tainá quis saber sobre os investimentos em Segurança Pública. “Estamos continuando com a expansão das bases do CPRaio [Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas]. Ainda em setembro, vamos entregar o nosso Centro Integrado de Segurança Pública. Na oportunidade, vamos chamar os aprovados nos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense. Além desses, do Corpo de Bombeiros Militar”, reforçou o governador.
Pedro Italo pediu informações relacionadas aos empregos no Ceará. “Estamos tendo saldo positivo de empregos. No Ceará, o saldo gerado em julho é de mais de seis mil vagas a mais do que temos pessoas que perderam o emprego. Ao longo desse ano, saldos positivos de empregos no Ceará já passam de 27 mil [vagas]. Mas ainda temos muito trabalho para fazer”, disse Elmano.
Isadora perguntou se o Projeto Zona Viva será ampliado em todo o Ceará. “O Zona Viva é uma estrutura onde as pessoas têm acesso a laboratórios, lazer e outras oportunidades. Isso tem se mostrado um grande acerto. Na periferia, temos que trabalhar a economia criativa e garantir oportunidades”, defendeu.
Recuperação de estradas
Segundo Elmano de Freitas, o Governo do Ceará, por meio da Superintendência de Obras Públicas, está recuperando mais de mil quilômetros de rodovias estaduais. “Esse trabalho vai gerar 1.677 pessoas trabalhando na recuperação [funcional] das nossas estradas, portanto, é emprego”, pontuou o gestor.
Educação cearense no topo
O governador convidou os cearenses para votarem na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, localizada em Carnaubal, que está entre as finalistas do World’s Best School Prizes (Prêmio Melhores Escolas do Mundo, em português). “Estamos disputando com as melhores escolas do mundo. Parabéns a todos que atuam na escola”, parabenizou.
Clique aqui para votar
Missão na China
O chefe do Executivo Estadual também falou sobre a intensa agenda que ele cumpriu, acompanhado de uma comitiva, em missão internacional na China, realizada entre os dias 9 e 15 de setembro.
“Nós estivemos na China para conversar com investidores da área da construção civil, tecnologia e energias renováveis, e conhecer experiências que existem nas províncias. Já temos empresas chinesas fazendo investimentos no Ceará, como nas cidades de Mauriti e Jaguaretama. Nossa intenção é atrair cada vez mais investidores. Também podemos aprender com os chineses na área da educação, para aperfeiçoar o que já fazemos no Ceará”, disse Elmano.
O governador informou, ainda, que em breve deve visitar uma empresa na Austrália que pretende investir em Hidrogênio Verde no Ceará.
Fonte: Larissa Falcão – Ascom Casa Civil
Fotos: Carlos Gibaja e Thiago Gaspar/Casa Civil e Theo Vieiro/SPS