País atrai interesse estrangeiro e é destaque na Booking.com; avanço reflete união de investimentos no setor e oferta de experiências inigualáveis
O sol brilha mais forte sobre o Brasil em 2025. Entre abril e junho, o país figura entre os cinco destinos mais buscados por viajantes internacionais na Booking.com, dividindo o pódio com Espanha, Itália, Estados Unidos e França, registrando um salto de 61% nas reservas em comparação a 2024. O salto mostra que o mundo quer conhecer — ou revisitar — nossas belezas.
No centro do fenômeno, o Rio de Janeiro lidera o interesse estrangeiro. A Cidade Maravilhosa registrou aumento de 80% nas buscas para julho e recebeu mais de 500 mil turistas internacionais apenas nos primeiros meses do ano, alta de 50% frente a 2024. O resultado reflete investimentos em infraestrutura, campanhas de promoção e a realização de eventos globais, como a Cúpula do Brics.
Destinos litorâneos como Porto de Galinhas (+153%), Búzios (+144%) e Florianópolis (+108%) também surfam nessa onda. Mas é Foz do Iguaçu que rouba a cena, com um impressionante salto de 248% nas buscas. Os dados confirmam: o Brasil, mais do que um país de belas praias, oferece um cardápio diverso de experiências, de cachoeiras monumentais ao ecoturismo por paisagens selvagens.
Leia mais: Com Lula, turismo internacional bate recorde e injeta U$ 823 milhões em fevereiro
Mais investimentos, mais visitantes
Esse novo momento do turismo brasileiro é sustentado por um trabalho coordenado entre órgãos públicos e iniciativa privada. Ao mesmo tempo, campanhas publicitárias como o “Conheça o Brasil”, lançada pelo Ministério do Turismo, estimulam o fluxo de viajantes.
Os dados do Banco Central confirmam o bom momento. Só em fevereiro, os visitantes estrangeiros injetaram US$ 823 milhões na economia brasileira — 22% a mais que no mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro e fevereiro, os gastos já somam US$ 1,6 bilhão, o maior valor desde o início da série histórica, em 1970.
O crescimento também tem um recorte geográfico revelador. O Brasil virou destino prioritário para nossos vizinhos sul-americanos, com destaque para o aumento de 137% nas buscas de argentinos e 53% de chilenos. Franceses (+66%) e norte-americanos (+57%) também demonstram forte interesse em explorar nossas riquezas naturais e culturais.
Leia mais: Recorde de turistas mostra que país voltou a ser atrativo, dizem senadores
Turismo interno também cresce
O interesse dos brasileiros por destinos locais também ganhou força, impulsionando o turismo doméstico. Lugares como Gramado, Fortaleza, Maceió e Porto Seguro estão entre os mais procurados, reflexo da diversidade de experiências que oferecem — do clima aconchegante da serra gaúcha às paisagens litorâneas do Nordeste, passando por roteiros de lazer, cultura e gastronomia. Essas localidades ajudam a descentralizar o setor, estimulam as economias locais e distribuem renda por diferentes regiões do país.
Com grandes eventos no horizonte, como a COP 30, que será realizada em novembro no Pará, e um calendário robusto de atividades culturais e esportivas, o Brasil tem tudo para consolidar este novo ciclo de expansão. A movimentação no setor se traduz em empregos, arrecadação e, sobretudo, em visibilidade positiva do país no exterior.
Leia mais: Lula: “A gente vai fazer a melhor COP já realizada na história”
Fonte: Redação do PT Nacional
Foto: Ayrton360