As diretoras das Emebs da rede municipal de ensino de Diadema participaram, na manhã desta terça-feira (24), de uma visita guiada pela cidade, na companhia do prefeito José de Filippi Júnior, da vice-prefeita, Patty Ferreira, e da secretária de Educação, Ana Lucia Sanches. O dia começou no Centro de Formação Carlos Kopcak, onde foi oferecido um café da manhã e foi exibido um vídeo com as principais realizações e avanços da atual gestão.
A primeira parada foi nas instalações da CIM – Central Integrada de Monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM). Inaugurado em dezembro de 2022, o sistema conta com 340 câmeras, 150 delas instaladas em 25 totens de vigilância em diversos pontos da cidade e 190 instaladas dentro e fora das escolas. Cobre 100% das instituições de ensino e ajudou a diminuir drasticamente os níveis de criminalidade na cidade. O secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, afirmou que a prefeitura, em breve, vai contar com seis novas viaturas exclusivas para a segurança escolar. “Teremos também um grupo treinado e focado nas escolas, já que o efetivo da GCM será ampliado.”
Em seguida, o grupo foi conhecer o galpão do almoxarifado, um espaço adquirido em 2022 exclusivo da Educação, e que serve também como base da frota de veículos da secretaria. O galpão possui 5.400 m² de área construída, em um terreno de 7.500 m². Para a diretora da Emeb Lázara Silveira Pacheco, Kátia Campos, a visita à Central de Monitoramento foi muito positiva. “Vimos que, além de melhorar a segurança em toda a cidade, esse trabalho ajudou também a manter a cidade mais limpa.”
Em seguida, as diretoras foram conhecer de perto as obras do Quarteirão da Educação, complexo educacional que une educação, esporte e cultura no mesmo espaço, com conceito baseado na integração da educação com várias outras práticas, atendendo diversos públicos no mesmo ambiente. O espaço contará com berçários e creche em tempo integral, Ensino Fundamental Regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de quadra poliesportiva, salas de ginástica, piscinas cobertas, biblioteca, oficinas culturais, teatro e cineteatro. Está sendo construído no Jardim Promissão, e sua conclusão está prevista para 2024.
“É um prazer poder mostrar para as diretoras das escolas os equipamentos que estamos construindo. Essa ‘materialidade’ é o que fica para a população, independente da gestão”, afirmou a secretária Ana Lucia. O prefeito Filippi afirmou que é muito bom poder prestar contas do que está sendo feito para a direção das escolas. “Em 1991, apenas 2% da população de Diadema tinha nível universitário. Hoje, esse índice é de 15%, mas ainda temos muito que avançar. A escolaridade é fundamental para a ascensão social, por isso o nosso foco é cuidar das crianças, combater a evasão escolar e fortalecer as nossas parcerias com universidades e outras instituições de ensino para levar educação de qualidade a cada vez mais pessoas.”
A diretora da Emeb Zelia Gattai, Letícia Marcondes, disse que foi importante conhecer o Quarteirão, cujas dimensões a impressionaram. “Vai ser muito importante para a comunidade do entorno, que é uma região carente. Com esse equipamento aqui, as pessoas terão fácil acesso não só à educação, mas a esportes e cultura”. Aline Mendonça, diretora da Emeb Prof. Evandro Caiaffa Esquível, explicou por que a visita guiada foi positiva. “Vamos poder transmitir com mais precisão, para pais, estudantes, professores e funcionários das escolas tudo que vimos aqui hoje e que está sendo feito pela educação em Diadema”.
A visita guiada terminou com um almoço no Restaurante Popular do Campanário.
Fonte: Prefeitura de Diadema
Texto: Alvaro Bodas
Fotos: Dino Santos