A parceria entre o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) e o deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP) rende frutos para o município de Joanópolis, localizado na microrregião de Bragança Paulista, no interior de São Paulo. As áreas da Saúde e Cultura foram beneficiadas com emendas parlamentares neste ano de 2022 nos valores de R$100.013,54 e R$100.131,31, respectivamente.
Os recursos já estão à disposição da Prefeitura Municipal. As emendas foram solicitadas pelo secretário de Desenvolvimento Turístico, Econômico, Esporte, Cultura e Lazer da cidade, Daniel Costa Daxuxa.
“Quero agradecer aos deputados Emídio e Padilha pelo carinho e atenção que eles têm pela nossa cidade. Joanópolis recebe os recursos destinados através de emendas para a Cultura e para a Saúde com alegria e a certeza que ambos estão lutando por todos nós, buscando reconstruir o nosso Brasil! Gratidão, sempre!”, reconhece o titular da pasta.
Joanópolis conta atualmente com cerca de 13,5 mil habitantes e está distante cerca de 120 km da capital paulista.
Recursos e melhorias para a cidade de Joanópolis
Em sua atuação como ministro da Saúde, Alexandre Padilha promoveu uma verdadeira revolução na área que trouxe mais qualidade de vida e atendimento humanizado para toda a população com a criação do Programa Mais Médicos e do Programa Brasil Sorridente; a construção de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento); a implantação de unidades da Farmácia Popular, com medicamentos mais baratos e acessíveis para o povo; o projeto da Rede Cegonha, um marco da atenção humanizada para pessoas grávidas; recursos para aquisição de equipamentos e reformas nos hospitais e postos de saúde, além da ampliação das equipes de Saúde da Família e valorização dos profissionais da área. Em Joanópolis, Padilha foi fundamental para a chegada de dois profissionais do Programa Mais Médicos.
De 2011 a 2016, durante o Governo Dilma, aproximadamente 3 mil pessoas foram beneficiadas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma no município, por meio do Programa Saúde Não Tem Preço, e 2 mil pessoas beneficiadas com medicamentos com desconto nas 5 farmácias populares criadas desde o Governo Lula (2003-2010). Além da construção de uma unidade de saúde, a reforma de um posto de saúde e a entrega de uma ambulância básica do SAMU.
Alexandre Padilha é médico infectologista, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política no Governo Lula, da Saúde no Governo Dilma Rousseff e Secretário de Saúde na Gestão Fernando Haddad, na cidade de São Paulo
Emidio de Souza é formado em Direito, mas iniciou sua vida profissional trabalhando em metalúrgicas de Osasco (cidade da Grande São Paulo) e municípios vizinhos, nas quais começou a militância no movimento sindical. Participou da criação do PT e da CUT. Foi duas vezes prefeito de Osasco, três vezes vereador e atuou como deputado estadual em duas oportunidades, sendo novamente eleito em 2018. Atualmente é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo)