Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul desta última quarta-feira (3), foi aprovado o Projeto de Lei 06/2023, de autoria do deputado estadual Pedro Kemp (PT). O projeto assegura o acesso gratuito a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) aos pacientes que sofrem de doenças como câncer, fibromialgia, autismo, entre outras.
O objetivo do projeto é garantir o acesso gratuito desses medicamentos na rede pública de saúde, pois atualmente muitos se beneficiam desses tratamentos. “Não podemos admitir que pessoas de baixa renda não se beneficiem também”, afirmou Kemp. O projeto é voltado para portadores de várias doenças, como fibromialgia, síndromes epiléticas e convulsões, e requer prescrição médica.
“Não se trata de liberação de nada, e sim do acesso aos medicamentos à base de cannabis sativa para quem sofre de males como crises de epilepsia, câncer e outras doenças. É importante deixar claro o que estamos votando”, disse o colega de parlamento Júnior Mochi (MDB) ao declarar seu voto.
Com a aprovação, o projeto volta para análise em plenário, em 2ª discussão.
Foto: Facebook do Deputado Pedro Kemp
Fonte: Facebook do Deputado Pedro Kemp