Conforme explicou o deputado ao Jornal PT Brasil, o modelo permite que os alunos participem ativamente das atividades agrícolas familiares, evitando uma desconexão com suas raízes
O atendimento às necessidades educacionais das populações rurais foi tema do Jornal PT Brasil na última terça-feira (2). Em entrevista, o deputado federal Padre João (PT-MG) falou sobre o Projeto de Lei 4.215/2021 para criar a Política Nacional para Educação do Campo.
A medida busca oferecer uma abordagem diferenciada e adequada ao contexto rural. Padre João destacou as diferenças fundamentais entre a educação no campo e a educação urbana.
Segundo o parlamentar, a “pedagogia da alternância” é essencial para atender às demandas dos jovens rurais, que frequentam a escola por 15 dias e retornam para casa nos outros 15 dias.
“A educação do campo é um modelo que está ampliando Brasil afora, mas é da pedagogia da alternância, porque o jovem rural, ele tem que ter um tratamento diferenciado. Infelizmente, com o êxodo rural, teve também algum comodismo, do próprio poder público, que preferiu colocar o transporte escolar do que manter as escolas no campo. Então, a educação do campo e no campo, é o grande desafio”.
Esse modelo permite que os alunos participem ativamente das atividades agrícolas familiares, evitando uma desconexão com suas raízes e fortalecendo o vínculo com a vida no campo. Além disso, Padre João ressaltou a importância das escolas comunitárias e das associações de pais e alunos no suporte à educação do campo.
O projeto de lei proposto pelo deputado visa melhorar não apenas a oferta educacional para jovens e crianças que vivem no meio rural, mas também sua qualidade. Para isso, ele enfatiza a necessidade de garantir recursos adequados para as escolas comunitárias, incluindo bibliotecas, laboratórios, instalações esportivas e atividades de lazer.
A proposta busca ainda equiparar o tratamento dado aos alunos do campo em exames como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Tramitação do PL
Em relação à tramitação do texto na Câmara dos Deputados, Padre João explicou que o projeto já avançou em alguns aspectos, incluindo a aprovação de partes relacionadas ao Enem e ao Prouni.
No entanto, ainda há etapas a serem percorridas, especialmente no que se refere ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e à obtenção de recursos adicionais para melhorias estruturais nas escolas do campo.
“Parte desse projeto nós já votamos, junto com a votação do ensino médio, então foi uma conquista enorme, por isso que dele já foi votada, que é justamente esse que garante essa poupança, que é o pé de meia, e garante a pontuação equiparada da rede pública para o efeito do Enem e Prouni”.
Foto: Site do PT na Câmara
Fonte: Site do PT na Câmara