Eventos contaram com a participação do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) nos debates sobre Sindicalismo e Meio Ambiente, na sede do Sindesp-SP, e os desafios da Agricultura Familiar Paulista, na Alesp
Dois seminários que discutiram temas que impactam a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras contaram com a participação do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) na quinta-feira (11/06). Ele foi palestrante no debate sobre Sindicalismo e Meio Ambiente: Políticas Públicas Municipais e Transição Justa, no período da manhã, e coordenou a terceira mesa do seminário Agricultura Familiar Paulista: Comercialização e Abastecimento de Alimentos, à tarde.
No seminário sobre o meio ambiente, realizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP) e pelo Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep-SP), o deputado Marcolino apresentou a palestra Meio Ambiente, Política e Economia no Estado de São Paulo.
“As decisões dos governos em relação à política para o meio ambiente impactam a vida, o emprego, o acesso a serviços e direitos como moradia, educação, saúde e saneamento”, destacou na apresentação.
Ele falou dos impactos das privatizações que interferem na proteção do meio ambiente e do quanto os trabalhadores têm sido afetados pelo aumento da temperatura por causa das mudanças climáticas. Um exemplo são os professores que não conseguem dar aulas e sofrem, junto com os alunos, nos ambientes sem climatização nas escolas.
O deputado destacou ainda a importância dos trabalhadores e das trabalhadoras se conscientizarem sobre as políticas ambientais. O seminário que acontece na sede do Sindsep-SP também ocorre na sexta-feira (14/06).
A abertura do evento contou com a participação do presidente do Sindsep, João Gabriel Buonavita, do presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart, da secretária de Meio Ambiente da CUT-SP, Solange Ribeiro e do assessor de meio ambiente da CUT, Marco Dalama, além de diretores do Sindsep.
AGRICULTURA FAMILIAR
À tarde o deputado Luiz Claudio Marcolino coordenou a terceira mesa do Seminário Agricultura Familiar Paulista: Comercialização e Abastecimento de Alimentos que debate sobre Políticas Públicas para a Agricultura Familiar. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Entraves como a falta de servidores públicos para dar mais assessoria técnica aos pequenos produtores, dificuldade logística de escoamento da produção e a divulgação de programas de apoio foram alguns assuntos abordados pelos participantes que na mesa coordenado pelo deputado teve como foco as Políticas Públicas para a Agricultura Familiar.
Participaram dessa etapa do seminário Elvio Aparecido Motta, superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Henrique Bambini (assessor técnico da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo-Ceagesp), Renata de Moraes Vicente Camargo, superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento-Conab/SP, Sabrina Diniz Bittencourt Nepomuceno, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Incra/SP e, online, a participação de Raimundo Nonato Soares Lima, diretor de Departamento de Aquisição e Distribuição de Alimentos Saudáveis do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social.
“O pequeno produtor enfrenta muitos desafios para produzir com mais qualidade e escoar a produção em todo o estado de São Paulo”, afirmou o deputado. “A análise dos problemas e a busca de soluções eficientes é urgente. Esse evento pode contribuir para o avanço da agricultura familiar que é o setor que põe o alimento na mesa dos trabalhadores e das trabalhadoras”, completou o deputado Marcolino.
O evento foi promovido pelo deputado Maurici com apoio dos deputados Luiz Claudio Marcolino, Simão Pedro e das deputadas Ana Perugini, Marcia Lia e Beth Sahão.
Foto e fonte: Assessoria do Deputado Estadual Luiz Cláudio Marcolino