O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) destinou na segunda quinzena de junho de 2022, emenda parlamentar no valor de R$100.013,54 mil para Ações e Custeio de Serviços de Atenção Básica à Saúde de Cajamar, cidade localizada na Microrregião de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo.
Os recursos que já estão à disposição da Prefeitura Municipal de Cajamar auxiliarão na compra de medicamentos, que serão dispensados nas farmácias municipais, e os específicos e controlados dispensados também nas farmácias 24h.
A emenda parlamentar foi conquistada graças ao pedido do ex-vereador e presidente do PT Cajamar, Raimundo Nonato, em parceria com o deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP).
“Essa emenda parlamentar do nosso deputado federal Padilha, em parceria com o nosso deputado estadual Emidio, é uma grande conquista para todo o povo de Cajamar. Tenho certeza que esses recursos ajudarão muito no atendimento à população que necessita de remédios específicos e controlados”, avisa Raimundo Nonato.
Centro Médico
Neste ano, Padilha esteve na cidade visitando o Centro Médico de Diagnóstico, que ficará pronto em julho de 2023. Participaram da agenda, as lideranças locais Raimundo Nonato, Admauro Nunes, Abadi Berto, Thais Meneses, o representante da prefeitura, Daniel Freitas, e a secretaria de Saúde da cidade, Patrícia Haddad.
Cajamar conta atualmente com cerca de 79 mil habitantes e está distante 40 km da capital paulista.
Recursos e melhorias para a cidade de Cajamar
Grande defensor do SUS (Sistema Único de Saúde) e responsável por articular repasses por meio de emendas parlamentares e muitos recursos para a Microrregião de Osasco e Região Metropolitana de São Paulo quando atuava como ministro da Saúde (entre 2011 e 2014), o parlamentar tem uma relação de muita proximidade e carinho com o povo cajamarense, ao viabilizar a liberação de verbas para a área da Saúde.
De 2011 a 2016, durante o Governo Dilma, aproximadamente 9,6 mil pessoas foram beneficiadas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma no município, por meio do Programa Saúde Não Tem Preço, e cerca de 4,8 mil pessoas beneficiadas com medicamentos com desconto nas 6 farmácias populares criadas desde o Governo Lula (2003-2010). Além da construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), um posto de saúde, cinco unidades de saúde reformadas e ampliadas, a atuação de 11 equipes da Saúde da Família e 9 equipes de Saúde Bucal do Programa Brasil Sorridente.
Sobre Alexandre Padilha
Alexandre Padilha é médico infectologista, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política no Governo Lula, da Saúde no Governo Dilma Rousseff e Secretário de Saúde na Gestão Fernando Haddad, na cidade de São Paulo.
Em sua atuação como ministro da Saúde, Alexandre Padilha promoveu uma verdadeira revolução na área que trouxe mais qualidade de vida e atendimento humanizado para toda a população com a criação do Programa Mais Médicos e do Programa Brasil Sorridente; a construção de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento); a implantação de unidades da Farmácia Popular, com medicamentos mais baratos e acessíveis para o povo; o projeto da Rede Cegonha, um marco da atenção humanizada para pessoas grávidas; recursos para aquisição de equipamentos e reformas nos hospitais e postos de saúde, além da ampliação das equipes de Saúde da Família e valorização dos profissionais da área. Na cidade, Padilha viabilizou a construção e inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade.