Ao Jornal PT Brasil, da TvPT, o parlamentar gaúcho falou sobre as dificuldades enfrentadas no estado, que decretou calamidade devido às fortes chuvas na região.
O deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS) detalhou, ao Jornal PT Brasil desta última sexta-feira (3), as ações do governo Lula para auxiliar as áreas afetadas por tempestades desde segunda-feira (29) no estado gaúcho.
O parlamentar mencionou as dificuldades enfrentadas devido às condições climáticas e a importância da presença do presidente Lula. Bohn Gass destacou a urgência das ações diante da magnitude da crise enfrentada por 235 municípios.
Leia também: “Não há limites para nossa ajuda ao Rio Grande do Sul”, garante Lula.
“Desta vez, eu não pude acompanhar presencialmente por estar em uma situação inusitada. Eu estou ilhado. Muitas pessoas não conseguiram ir à Santa Maria, simplesmente por uma razão, porque não conseguiram chegar”, disse Bon Gass contextualizando a gravidade da situação vivida no estado.
“Eu acompanhei todo o processo, toda a costura para que ele viesse ao Estado, todas as articulações, acompanhei toda a live, a reunião que ele fez com o prefeito, com o governador, com todos os ministros que acompanharam, mas eu não pude estar pela primeira vez no fim de acompanhá-lo presencialmente”, lamentou.
Medidas preventivas
Bohn Gass enfatizou a importância da prevenção e destacou os anúncios feitos pelo presidente durante sua visita, destacando os esforços para salvar vidas e providenciar assistência às áreas isoladas. Ele ressaltou a necessidade de medidas preventivas e o compromisso do governo Lula em auxiliar na reconstrução das regiões afetadas.
“O primeiro é salvar vidas. E nesse momento, o Lula já está presente. O governo do presidente Lula já está presente. Através das Forças Armadas, através da FAB, através do Ministério da Saúde, através de outros órgãos, mas principalmente para ajudar com postes, com navios, com embarcações, aeronaves, para salvar vidas de pessoas que estão isoladas.”
Solidariedade às vítimas
Durante a entrevista, Bohn Gass expressou solidariedade às vítimas e enfatizou a importância de uma resposta coordenada para lidar com a crise climática no estado.
“Eu quero levar toda a minha solidariedade a essas pessoas e dizer que o maior gesto de solidariedade é nós atuarmos com força para prevenção, para impedir que novas pessoas percam suas vidas por desastres climáticos que nós estamos vivendo. Então recebam todos o nosso carinho, a nossa solidariedade e conforto para as pessoas.”
A presença do presidente Lula e as medidas anunciadas refletem a atenção do governo federal às emergências enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, buscando coordenar ações efetivas para mitigar os impactos dos desastres naturais e sua determinação em fornecer apoio eficaz às comunidades afetadas.
Atuação do governo Lula
O presidente Lula foi ao Rio Grande do Sul nesta última quinta-feira (02) em Santa Maria (RS), para acompanhar a situação dos municípios gaúchos atingidos por chuvas intensas, alagamentos, inundações e enxurradas de grande intensidade.
Ele se reuniu com o governador do estado, Eduardo Leite, com quem já tinha falado por telefone na terça-feira (30/4). Na comitiva, foram os ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação), além do comandante do Exército, general Tomás Paiva, e do chefe do gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares.
Também integram a comitiva federal ao Rio Grande do Sul o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros; o diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Carlos Antônio Rocha de Barros; e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.
O presidente Lula determinou que um posto de comando seja montado em Santa Maria para que as informações possam chegar de modo mais eficiente a Brasília. Também na quinta-feira, foi instalada na Casa Civil (Brasília) uma Sala de Situação para coordenar todos os esforços do governo federal, estado e municípios para o socorro emergencial ao RS.
Foto: Site do PT na Câmara
Fonte: Site do PT na Câmara