MENU

DEPUTADO ALEXANDRE PADILHA INDICA EMENDA PARA A SAÚDE E REFORÇA COMPROMISSO COM O SETOR PORTUÁRIO EM SÃO SEBASTIÃO

IMG-20220714-WA0055

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) participou nos dias 10 e 11 de julho, de agendas no Litoral Norte do estado de São Paulo, onde reforçou o compromisso com as causas do setor portuário em São Sebastião e anunciou a indicação da emenda parlamentar impositiva no valor de R$107 mil, aprovada no Orçamento Geral da União -OGU 2022 – , para o Fundo Municipal de Saúde da cidade, devendo ser cadastrada no Sistema do Fundo Nacional de Saúde.

“São Sebastião pode contar conosco na busca por recursos. E a área da Saúde é essencial para humanizarmos cada vez mais o atendimento e melhorarmos a qualidade de vida do povo sebastianense”, destaca Padilha. 

O pedido foi realizado pelo vereador da cidade, Edivaldo Pereira Campos, o Teimoso, em parceria com Felipe Zangado e os trabalhadores do setor portuário, dirigentes sindicais e movimentos organizados da sociedade.

Defesa do Porto de São Sebastião

Na noite de domingo, Padilha prestigiou o Festival da Tainha de Caraguatatuba e a Festa do Camarão de São Sebastião, participou de reuniões com apoiadores nas cidades do Litoral Norte, na Casa do Mel, e logo depois esteve reunido com as lideranças sindicais do setor portuário de São Sebastião (o conferente de carga Luiz Felipe Santana Zangado; a advogada do Sindicato dos Arrumadores, Dra. Tainá; o presidente da Estiva, Robson Ceará; o professor e militante do PT, Daniel Careca; e o presidente do Sindicato dos Arrumadores, Leonel Pereira, o Chenga).

Na manhã de segunda, o deputado integrou um bate-papo no Sindicato dos Arrumadores com a participação de todas as categorias e lideranças do setor portuário e visitou o Porto de São Sebastião, que também contou com as presenças do prefeito Felipe Augusto, do vice-prefeito Reinaldinho, e do vereador Edivaldo Pereira Campos, o Teimoso. 

Na pauta, o compromisso de lutar por mais recursos para as cidades do Litoral Norte, bem como a defesa dos Portos Públicos do Brasil. Padilha é autor do projeto de lei n.º 4234/21 que dispõe sobre prévia autorização do poder legislativo federal em casos de Desestatização das Autoridades Portuárias Públicas do Brasil das companhias docas, que tem poder de polícia, conforme disposto na Lei n.º 12.815 de 05 de junho de 2013. 

Encontro com Lula

Em abril deste ano, os trabalhadores do Porto de São Sebastião entregaram uma carta ao pré-candidato à presidência da república, Luiz Inácio Lula da Silva, com reivindicações contra a privatização dos portos brasileiros. O documento, assinado pelo Sindicato dos Portuários de São Sebastião, junto às Federações dos Portuários (FNE, FNP e FENCCOVIB), denuncia o processo de venda e privatizações e propõe a proteção dos portos do Brasil.

 

Investimentos em São Sebastião

De 2011 a 2016, durante o Governo Dilma, aproximadamente 10,2 mil pessoas foram beneficiadas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma no município, por meio do Programa Saúde Não Tem Preço, e 6,4 mil pessoas beneficiadas com medicamentos com desconto nas oito farmácias populares criadas desde o Governo Lula (2003-2010). Além da construção de seis postos de saúde, a atuação de 21 equipes da Saúde da Família e 19 equipes de Saúde Bucal do Programa Brasil Sorridente, a implantação de um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), quatro ambulâncias básicas e uma UTI móvel. Como ministro da Saúde, Padilha também foi fundamental para a chegada de seis profissionais do Programa Mais Médicos.

Investimentos em Caraguatatuba

De 2011 a 2016, durante o Governo Dilma, aproximadamente 29,9 mil pessoas foram beneficiadas com medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma no município, por meio do Programa Saúde Não Tem Preço, e 16,4 mil pessoas beneficiadas com medicamentos com desconto nas 22 farmácias populares criadas desde o Governo Lula (2003-2010). Além da reforma e ampliação de cinco postos de saúde, a atuação de 22 equipes da Saúde da Família e 10 equipes de Saúde Bucal do Programa Brasil Sorridente, a implantação de um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), e a conquista de três ambulâncias básicas e uma UTI móvel. Como ministro da Saúde, Padilha também foi fundamental para a chegada de seis profissionais do Programa Mais Médicos.

Sobre Alexandre Padilha

Alexandre Padilha é médico infectologista, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política no Governo Lula, da Saúde no Governo Dilma Rousseff e Secretário de Saúde na Gestão Fernando Haddad, na cidade de São Paulo.

Em sua atuação como ministro da Saúde, Alexandre Padilha promoveu uma verdadeira revolução na área que trouxe mais qualidade de vida e atendimento humanizado para toda a população com a criação do Programa Mais Médicos e do Programa Brasil Sorridente; a construção de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento); a implantação de unidades da Farmácia Popular, com medicamentos mais baratos e acessíveis para o povo; o projeto da Rede Cegonha, um marco da atenção humanizada para pessoas grávidas; recursos para aquisição de equipamentos e reformas nos hospitais e postos de saúde, além da ampliação das equipes de Saúde da Família e valorização dos profissionais da área. 

Fotos das atividades em São Sebastião e Caraguatatuba: José Victor Nunes Mariano

Foto do encontro de Lula com lideranças do setor portuário: Ricardo Stuckert

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA