A parlamentar protocolou um requerimento solicitando a publicação dos relatórios das fiscalizações feitas no local e questionando qual serão as políticas de assistência social e de vigilância aplicadas
A deputada estadual Thainara Faria (PT-SP) protocolou nesta segunda-feira (10) um requerimento ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) solicitando ações efetivas do governo estadual diante do acontecimento que atingiu cerca de 12 pessoas que passaram pelo mutirão de cirurgias de catarata no AME de Taquaritinga em 2024.
No documento, a parlamentar cobra que o governo estadual publique os relatórios de fiscalizações feitos pela vigilância estadual anteriormente ao fato ocorrido, já que as vigilâncias sanitárias estadual e municipal identificaram inadequações na sala de materiais e esterilização do AME, que o setor foi interditado e que a equipe responsável pelo mutirão de cirurgias afastada.
A deputada Thainara também solicita que o governador e sua equipe demonstrem quais são as articulações feitas para atender de forma efetiva as pessoas e famílias prejudicadas no ocorrido. Ela questiona se haverá indenização e como ela serão incluídas emergencialmente nos programas de assistência social existentes.
Thainara também cobra que o governo estadual informe à população paulista se os protocolos de vigilância e fiscalização serão revistos, já que o ?governador declarou que o fato ocorrido foi apenas pontual.
O caso ganhou repercussão nacional pelo fato de que os pacientes perderam a visão de forma parcial ou total após as cirurgias realizadas na unidade de saúde do município. Os mesmos agora encontram-se sem conseguir trabalhar e relatam dificuldades financeiras pela invalidez, denunciando a assistência insuficiente fornecida pelo poder público.
“A maior parte das pessoas atingidas é composta por idosos de baixa renda, que precisam trabalhar para poder pagar as contas de casa. O governador não pode vir a público dizer que se trata de um acontecimento pontual e isolado, e deveria ter mais empatia pelo povo de seu estado. Espero que tenhamos respostas o mais breve possível e que o governo estadual assuma a responsabilidade de acolher aqueles que mais precisam, assim como de rever seus protocolos e procedimentos de fiscalização para que isso nunca mais se repita”, disse a deputada.
Fonte e foto: assessoria da deputada estadual Thainara Faria