A deputada estadual do Rio Grande do Sul, Stela Farias (PT), repercutiu estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgado nesta segunda-feira que mostra a urgência de investir em leis e medidas políticas que promovam igualdade e proteção às mulheres, com fortalecimento das redes de assistência e geração de trabalho e renda.
Segundo o estudo, 9 a cada 10 pessoas no mundo têm algum preconceito contra as mulheres e uma em cada quatro aceita o fato de um homem bater na mulher.
A petista lembra que os números alarmantes mostram que o sexismo – seja de homens ou entre as próprias mulheres –” praticamente não diminuiu na última década e chega até mesmo a legitimar atos de violência física e psicológica.
O estudo revela ainda que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo para as mulheres, com 75,69% das pessoas aceitando a violência física contra elas.
“Aqui, 75,56% dos homens têm preconceito contra o direito à decisão da mulher querer ou não ter filhos e 75,79% das mulheres também”, destacou a petista.