Presidenta da Comissão de Cultura esteve presente também na entrega da Ordem do Mérito Cultural ao lado de Lula e da ministra Margareth Menezes.
A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS), presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, participou nessa terça-feira (20/5) da cerimônia de reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e da entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC) a mais de 100 personalidades e instituições. O evento histórico marcou os 40 anos do Ministério da Cultura (MinC), com o tema “40 anos do MinC: Democracia e Cultura”, e contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra Margareth Menezes, além de lideranças políticas e personalidades.
“É um momento simbólico e emocionante. Estamos celebrando a cultura brasileira com a entrega da OMC e devolvendo ao povo um dos maiores ícones da arquitetura modernista do mundo. Estar aqui é reafirmar nosso compromisso com a memória, a arte, a valorização dos nossos bens culturais e a retomada da cultura no nosso país”, afirmou a presidente da Comissão, que também é arquiteta e urbanista.
Novo PAC
Fechado por seis anos, o Palácio Gustavo Capanema foi totalmente restaurado com investimento de mais de R$ 80 milhões, via Novo PAC. Construído entre 1937 e 1945, o prédio foi projetado por uma equipe de arquitetos formada por Lúcio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernâni Vasconcelos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier e Jardins de Burle Marx. Em 2021, o Capanema chegou a constar na lista de imóveis federais passíveis de venda, mas a mobilização política e da comunidade garantiu sua preservação como patrimônio público.
Ícone
“O Capanema é um ícone da arquitetura modernista e do patrimônio cultural brasileiro. O edifício agora reabre com 60% do espaço dedicado à cultura e visitação gratuita, além de sediar órgãos como o Iphan, a Biblioteca Nacional, o Ibram e a Funarte. É um marco para a nossa cultura e história”, acrescenta a deputada.
Personalidades
A solenidade de entrega da Ordem do Mérito Cultural, considerada a maior honraria do setor, reconheceu personalidades como Alcione, Fernanda Torres, Walter Salles Jr., Marcelo Rubens Paiva, Rafa Rafuagi, Conceição Evaristo e Ernesto Fagundes representando o pai Bagre Fagundes. Também foram homenageados in memoriam Paulo Gustavo e Aldir Blanc, nomes que marcaram a cultura brasileira.
Foto: Site do PT na Câmara
Fonte: Site do PT na Câmara