A deputada estadual de Minas Gerais, Andréia de Jesus (PT), utilizou seu espaço no plenário para destacar a trajetória de resistência do povo negro no Brasil e reforçar a importância da representatividade na política. Em um discurso forte e emocionante, ela lembrou a violência histórica imposta à população negra e ressaltou o papel fundamental das mulheres pretas na construção de um futuro mais justo.
“Nós chegamos aqui nos porões dos navios negreiros. Acorrentadas, arrancadas de nossas terras, escravizadas. Depois, nos empurramos para as margens da sociedade. Mas resistimos. Sempre resistimos”, declarou Andréia.
Para a parlamentar, ocupar espaços de poder é um ato de enfrentamento e transformação. Ela enfatizou que as mulheres negras seguem na linha de frente da luta contra o racismo, na preservação dos saberes quilombolas e periféricos e na defesa de um orçamento público voltado para as demandas da população negra.
“A nossa história não será apagada. A nossa voz ecoa. E a nossa luta segue viva!”, afirmou.
Andréia de Jesus tem sido uma das vozes principais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na defesa dos direitos das populações periféricas e quilombolas, reafirmando seu compromisso com uma política inclusiva e popular.
Foto: Facebook da Deputada Andréia de Jesus
Fonte: Thiago Paulino