A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) promove nesta semana audiências públicas para a discussão de temas voltados ao ensino público superior. Durante a Semana da Educação Superior, nos dias 23 e 24 de agosto, no Congresso Nacional, vai haver também o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas.
A parlamentar, que é vice-presidente da Educação Superior na Frente da Educação, explica que a realização das audiências públicas acontece em decorrência da atenção conferida pelo governo federal ao fortalecimento e à retomada do investimento em educação e pesquisa científica.
“Após sucessivas reduções orçamentárias e questionamento da importância dos centros científicos do País, faz-se necessário debater qual o papel das universidades e dos institutos federais, instituições basilares da ciência e tecnologia nacional, frente a um projeto de superação das inúmeras desigualdades em nosso País”, argumenta Ana Pimentel.
O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas acontecerá durante a comemoração dos quatro anos do Observatório do Conhecimento e constitui importante mecanismo de proteção, fiscalização e acompanhamento das ações institucionais voltadas para o ensino superior.
A programação ainda discute a autonomia universitária na escolha de seus reitores e os desafios para as mulheres na carreira científica.
Confira, abaixo, a programação completa:
23 de agosto, quarta-feira
Local: Anexo II da Câmara dos Deputados
9h | Plenário 13 |& Audiência pública “O papel das Universidades e dos Institutos Federais na reconstrução de um projeto nacional de combate às desigualdades”
15h | Plenário 4 | Audiência pública “Autonomia universitária na eleição de reitoras e reitores das universidades federais”
18h | Comemoração dos 4 anos do Observatório do Conhecimento e Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades públicas
24 de agosto, quinta-feira
10h – Plenário 14 | Audiência pública “Desafios e luta por direitos das mulheres na carreira científica”
Fonte: Assessoria de comunicação da deputada Ana Pimentel
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados