Audiência pública será realizada nesta quinta-feira, a partir das 18h30, na Câmara Municipal
A deputada estadual Ana Perugini promove, nesta quinta-feira (20), em Santa Bárbara d?Oeste, na Região Metropolitana de Campinas, uma audiência pública sobre o Sistema Cross, ferramenta utilizada pelo Governo do Estado para organizar o atendimento em consultas com especialistas, exames, cirurgias e tratamentos na rede pública de saúde. O debate está sendo organizado pela Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS da Assembleia Legislativa de São Paulo, em parceria com a vereadora Esther Moraes.
O encontro ocorrerá a partir das 18h30, na Câmara Municipal. Participarão do evento médicos, especialistas em saúde pública, conselheiros municipais de saúde, vereadores e representantes das prefeituras de Santa Bárbara, Nova Odessa, Americana e região.
De acordo com a deputada Ana Perugini, coordenadora-geral da frente parlamentar, o objetivo da audiência é avaliar os impactos do funcionamento do Cross em Santa Bárbara e cidades vizinhas, além de reforçar a necessidade de regulação regional dos serviços.
“O Sistema Cross está ultrapassado e precisa ser urgentemente revisto. O que vemos hoje é um colapso no Sistema Único de Saúde, em função de pessoas que, por falta de recursos, ficam aguardando algo que deveria acontecer naturalmente. Aqui no estado, ele está centralizado na capital, o que inviabiliza, muitas vezes, o levantamento e a distribuição rápida dos recursos em todas as regiões. A regionalização é um passo de um caminho longo que precisa ser percorrido”, avaliou a parlamentar.
A vereadora Esther Moraes vê no debate mais uma oportunidade de buscar melhorias no atendimento público no município. “Precisamos debater saídas eficazes que tragam mais dignidade para quem utiliza o SUS e aguarda na fila do Cross/Siresp. Não há mais como tolerar pessoas esperando anos para um procedimento médico. Estamos felizes em sediar o debate em Santa Bárbara d?Oeste, abrangendo também Americana e Nova Odessa”, avaliou Esther, que foi membro de uma CEI (comissão especial de inquérito) instaurada na Câmara barbarense para investigar a fila de espera na cidade.
A audiência em Santa Bárbara será a segunda organizada pela frente parlamentar este ano, com objetivo de avaliar a demanda por atendimento na rede pública e medidas para acabar com a fila de espera no estado que, para algumas especialidades, como cirurgia de quadril, pode ultrapassar dez anos. Em março, especialistas e usuários defenderam a regionalização do sistema, durante encontro realizado na Alesp.
SISTEMA CROSS
A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) é um sistema utilizado pela Secretaria Estadual de Saúde para auxiliar na distribuição, regulação e controle dos recursos disponíveis nos âmbitos pré-hospitalar, ambulatorial e regulação entre regiões. A ferramenta é atualizada por médicos, a fim de buscar os melhores recursos e atendimento (consultas, leitos, exames, cirurgias e tratamentos) para o paciente.
TRANSPARÊNCIA
A lei 17.745, em vigor desde setembro de 2023, obriga o Governo do Estado a dar publicidade à ordem de espera de pacientes que aguardam procedimentos regulados pelo Cross. A informação, segundo especialistas, diminui a ansiedade do paciente, permitindo organização e planejamento para o momento do procedimento. Para isso, o estado deve disponibilizar as listas em um site ou em unidades de saúde, para consulta presencial.
FRENTE PARLAMENTAR
A Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS, coordenada pela deputada Ana Perugini, foi criada em 2023, com apoio de 43 dos 94 deputados e deputadas da Alesp. O colegiado tem como objetivo avaliar o funcionamento da ferramenta Cross e estudar ações para torná-la mais eficiente e transparente para o atendimento à população.
PARTICIPE
Audiência Pública Por um Sistema Cross regional, transparente e mais eficiente
Data: quinta-feira, 20 de junho
Horário: 18h30
Local: Câmara de Santa Bárbara d?Oeste
Fonte: Assessoria da Deputada Ana Perugini