A deputada federal Ana Paula Lima (PT) comemorou um importante avanço para a saúde pública brasileira. O Ministério da Saúde anunciou que iniciará o processo de incorporação da vacina contra a herpes-zóster ao Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que, até 2026, a vacina seja disponibilizada gratuitamente para idosos e pessoas com baixa imunidade, grupos mais vulneráveis a essa doença.
Ana Paula Lima sempre se preocupou com o acesso à saúde de qualidade, especialmente para as populações mais vulneráveis. A deputada foi uma das responsáveis pela apresentação de um projeto na Câmara dos Deputados, que visava a inclusão da vacina no SUS. “Sempre me preocupei com essa situação, por isso apresentei o projeto pedindo a inclusão da vacina contra a herpes-zóster no SUS. Agora, com o processo de incorporação em andamento, poderemos garantir mais qualidade de vida para os brasileiros, sem que as pessoas precisem arcar com custos elevados”, afirmou Ana Paula.
Atualmente, a vacina contra a herpes-zóster é oferecida apenas na rede privada, com um custo que pode chegar a até R$ 2 mil. Com a inclusão no SUS, a medida representa um avanço significativo no acesso à prevenção e ao tratamento dessa doença, especialmente para os idosos e pessoas com baixa imunidade. A inclusão da vacina é vista como uma grande vitória para a saúde pública e a qualidade de vida da população brasileira.
A deputada, que tem se dedicado a pautas de saúde pública, destacou que este é um exemplo de como a atuação do governo e da Câmara pode beneficiar diretamente a população, proporcionando acesso a tratamentos essenciais para o bem-estar de todos.
Foto: Facebook da Deputada Ana Paula Lima
Fonte: Thiago Paulino