A bancada do PT na Câmara teve o projeto aprovado para que os profissionais de saúde que se formaram e estão trabalhando na linha de frente contra o novo coronavírus, tenham o direito de abatimento no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A proposta é de autoria do deputado federal José Guimarães (PT-CE), que afirmou ser uma forma de reconhecimento aos profissionais de saúde, além de ter levantado através do Ministério da Educação que apenas 800 profissionais de saúde estão em exercício: “A proposta não tem praticamente impacto econômico e será um incentivo para médicos, enfermeiros e profissionais da área”, afirmou o deputado.
O ex-Ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) defendeu o projeto, “Ampliamos isso durante o governo Dilma, e nessa situação de pandemia do coronavírus, é fundamental que todos os profissionais de saúde que atuam pelo SUS e que estão sendo mobilizados no enfrentamento da Covid-19 sejam beneficiados por esse desconto do Fies. Isso é o mínimo que este Congresso pode fazer para esses verdadeiros guerreiros e guerreiras que estão colocando a sua vida em risco para prestar cuidados e salvar vidas”.
Tem direito ao benefício os profissionais de saúde que estão em dia com as prestações do financiamento ou com atraso de parcelas por, no máximo, 180 dias.