O governador do estado do Piauí, Wellington Dias (PT) anunciou em suas redes sociais a compra de 200 respiradores mecânicos que ajudarão os pacientes em estado grave em decorrência do contágio do novo coronavírus. A compra será feita em parceria com a prefeitura de Teresina. Os respiradores atenderão a rede de UTIs e salas de estabilização de toda a capital e interior do estado.
Wellington também alertou que o governo federal tem conduzido mal a crise sanitária que o país vive e que faz uma economia irresponsável ante a pandemia: “O governo fica falando em bilhões e a população acha que aquilo já aconteceu. E aqui, onde o vírus está, nos estados e nos municípios, não se efetivou. Isso causa um problema muito sério”, iniciou o governador.
Segundo os números divulgados o governo do estado do Piauí já investiu quase R$ 156 milhões na crise da Covid-19 para criar novas salas de UTI, vagas de leitos e contratar profissionais, porém só recebeu R$ 6,4 milhões do governo. “Pensando na economia, temos que fazer um investimento de guerra para vencer a batalha. Tudo aquilo que você tem para vencer o inimigo, você precisa usar. Exames e equipamentos para os profissionais. Vacinas para H1NQ. Atendimento social” concluiu.
É necessário que o governo federal em união aos outros governantes invista de forma integral para que assim o isolamento acabe mais rápido com a população em segurança e com número baixo de mortes.