O presidente Jair Bolsonaro declarou que a economia brasileira está em crise por conta da pandemia de coronavírus e do apoio de governadores e prefeitos em adotar o isolamento social. O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PT-PR) rebateu a fala do presidente, demonstrando que a pandemia agravou um problema que já estava previsto na economia brasileira, tendo em vista o modelo adotado por Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.
“Hoje são 40 milhões de pessoas desempregadas ou na informalidades, o PIB cresceu só 1,1% no ano passado, recursos para a educação foram e continuam sendo cortados, um verdadeiro desastre”, declarou o deputado federal. A crise econômica brasileira ascendeu graças ao modelo neoliberal adotado no país desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff.
O deputado relembrou as inúmeras reformas que retiraram direitos e reduziram o poder aquisitivo da população, criando uma dependência do capital internacional. Em quatro anos de neoliberalismo, a crise se agigantou, levando a população ao empobrecimento: “Portanto, a crise atual ocorre de um modelo errado, não da pandemia de coronavírus. […] Se Bolsonaro não tem competência, que saia, o Brasil não merece um presidente tão incompetente”, concluiu Enio.