O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai investir R$ 20 milhões na construção de espaços de lazer em municípios de todo o país. Em parceria com a Finep, o programa Praças da Ciência selecionou 39 projetos que receberão recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Os espaços deverão ser construídos em museus e instituições de ciência e tecnologia ou espaços científicos e culturais, atendendo os requisitos de acessibilidade. A ideia é incentivar a formação de parcerias público-privadas, criando espaços interativos que explorem temas de diferentes áreas do conhecimento.
“Popularizar a ciência na infância é uma ferramenta de mudança para que tenhamos, no futuro, um ambiente universitário de qualidade e uma produção científica e tecnológica de ponta”, afirmou a ministra Luciana Santos.
De um total de 87 propostas apresentadas no edital da Finep, 39 foram selecionadas. A região Sudeste terá 14 praças, enquanto o Sul terá 11 espaços. Na região Nordeste, serão implantadas nove praças da ciência, no Centro-Oeste, quatro, e um espaço será construído na Norte.
“O programa é mais uma forma de popularizar a ciência, proporcionando acesso ao conhecimento científico através de uma experiência lúdica e interativa”, ressaltou a diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Juana Nunes.
Para conhecer os projetos e cidades contempladas com o edital acesse: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/711.
Fonte e foto: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação