MENU

Com presidência do deputado Luiz Fernando, Comissão de Infraestrutura da Alesp aprova novos diretores da SP Águas em sabatina

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (12), uma sabatina com os novos integrantes do Conselho Diretor da SP Águas, agência reguladora dos recursos hídricos paulistas. Durante a reunião, realizada no plenário D. Pedro I, parlamentares fizeram perguntas aos indicados pelo governador e aprovaram as nomeações.

O presidente da Comissão, deputado Luiz Fernando Ferreira (PT), elogiou a escolha da nova diretoria e destacou o papel da Alesp na fiscalização da agência. “Fico esperançoso porque a qualidade dos diretores sabatinados é muito boa”, afirmou. “Agora, cabe a esta Casa fiscalizar a agência. Não adianta termos os melhores nomes se não fornecermos as ferramentas necessárias para o trabalho”, acrescentou.

A presidência do Conselho Diretor da SP Águas é exercida por Camila Rocha Cunha Viana, sabatinada pela Alesp em dezembro de 2024. O colegiado da agência, agora, contará com três novos diretores: a engenheira civil Ana Paula Zubiaurre Brites, o engenheiro eletricista Anderson Esteves e o engenheiro da computação Nelson de Campos Lima.

O deputado Danilo Campetti (Republicanos) parabenizou os novos diretores e reforçou o compromisso da Alesp com a agência reguladora. “Colocamos a Comissão de Infraestrutura e toda a Assembleia à disposição para oferecer o suporte legislativo necessário à SP Águas, que já desempenha um papel preponderante na administração do estado”, afirmou.

Desafios e prioridades

Durante a sabatina, o diretor Anderson Esteves ressaltou a sintonia entre a agência e a Alesp. “O balanço da reunião foi muito positivo, pois discutimos temas de interesse tanto da diretoria da SP Águas quanto da Assembleia, como porta-voz da população”, disse.

Um dos principais desafios abordados durante a reunião foi o enfrentamento das enchentes no estado. Sobre esse tema, a diretora Ana Paula Zubiaurre Brites destacou o planejamento da SP Águas e sua atuação junto aos municípios.

“Temos um plano robusto de macrodrenagem da bacia do Tietê, com diversas ações para o controle de cheias. Além disso, vejo como fundamental que a agência reguladora apoie e fortaleça os municípios para que eles possam se estruturar e atuar diante de suas dificuldades”, explicou.

Já o diretor Nelson de Campos Lima enfatizou a importância da regulação para o desenvolvimento do estado. “Não há crescimento econômico sem água suficiente para todos os usos, seja para abastecimento humano ou para a indústria”, afirmou. “Espero contribuir com minha experiência técnica e executiva para garantir que as regulações sejam coerentes com a realidade do estado de São Paulo”, concluiu.

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Fonte: Gabriel Sanches  – site da Alesp
Foto: Bruna Sampaio

BUSCA RÁPIDA