Médico infectologista que sempre atendeu pelo SUS, o Dr. Marcos Caseiro quer contribuir com seus conhecimentos e vivência para que Santos supere problemas gravíssimos na área da Saúde, como ter as maiores incidências de tuberculose do país, as maiores taxas de sífilis adquirida, de sífilis congênita e de sífilis neonatal. Leia a íntegra da entrevista.
Quando surgiu a motivação para o lançamento da pré-candidatura?
Depois de 36 anos me aposentei como médico da Prefeitura e como tenho longa experiência por ter atuado sempre no SUS (Sistema Único da Saúde) quis contribuir para o enfrentamento das grandes demandas de saúde, para a consolidação do SUS.
Qual a principal bandeira/ slogan de sua pré-candidatura?
A Saúde e a Educação, que são as bases de todas as outras. Sem Saúde não se consegue fazer nada e a Educação é a única possibilidade de desenvolvimento social pleno.
Cite as três principais áreas prioritárias acompanhadas das propostas de sua pré-candidatura que pretende apresentar à população nesta pré-campanha?
A Educação com ensino em período integral e outras iniciativas que proporcionem ensino amplo e de qualidade.
O fortalecimento do SUS, de modo a oferecer serviços de qualidade para todos, inclusive para quem tem plano de saúde privado que cada vez mais limita os atendimentos, excluem pacientes que geram muitos gastos. Aqui em Santos, 60% da população tem planos privados e enfrentam esses problemas.
Como pretende buscar soluções para resolver os principais problemas da cidade?
As soluções são muitas, especialmente no campo da saúde. Embora seja uma cidade praiana, que se imagina que tenha uma boa qualidade de vida, Santos tem problemas gravíssimos. Temos as maiores incidências de tuberculose do país, as maiores taxas de sífilis adquirida, de sífilis congênita e de sífilis neonatal; temos uma taxa de mortalidade infantil vergonhosa, uma mortalidade materna absurda. Então precisamos ter uma voz para mostrar o que as pessoas não sabem, precisamos implantar 100% do Programa Saúde da Família e 100% de informatização no SUS. Já atendi paciente que passou por três locais de atendimento diferentes e nos três fez o mesmo exame. Temos que ter a saúde interligada. Não é possível que isso não ocorra hoje.
Na sua avaliação, quais investimentos do Governo Lula fazem a diferença na vida da população do município?
O governo Lula tem sido um governo de reconstrução. Nós pegamos uma “terra arrasada”, inclusive na área da saúde. O governo tem investido no Programa Mais Médicos, na construção de Unidades Básicas de Saúde, na construção de moradias. Em Santos, chegaram mais 19 médicos, totalizando 47 profissionais.
Minibio
Nome: Marcos Montani Caseiro (Dr, Marcos Caseiro)
Cidade natal: São Paulo, mas viveu em Santos desde criança, chegando a receber título de “Cidadão Santista”, da Cãmara Municipal.
Data de Nascimento: 14/12/1962
Profissão: médico infectologista e professor universitário
Cargo atual: médico e professor universitário em duas faculdades de medicina
Atuação na sociedade: Dr. Caseiro sempre foi do PT e fez parte dos governos da prefeita Telma de Souza (1989-1992) e David Capistrano (1993 a 1996), atuando na área da Saúde como infectologista. Participou da construção dos programas de prevenção da AIDS, que se tornaram referência nacional. Caseiro trabalhou por 35 anos na Prefeitura sempre atendendo pacientes pelo SUS.
Além de professor, se dedica a cuidar da população de baixa renda em ambulatórios com seus alunos e a divulgar na mídia informações sobre educação e saúde.