MENU

Com a prefeita Marília Campos, Contagem (MG) tem redução de 51% dos crimes violentos nos últimos anos

O número de crimes violentos em Contagem teve uma redução de 51% nos três primeiros anos da gestão municipal, reduzindo de 4.844 registros em 2020 para 2.387 em 2023. Ou seja, caiu para menos da metade em apenas três anos.

A prefeita de Contagem, Marília Campos, afirma que os bons resultados são fruto da política de segurança pública implantada no município, desde a criação da Guarda Civil de Contagem (GCC), no seu primeiro mandato, a valorização da categoria e a atuação harmoniosa com as demais forças de segurança, passando pelas diversas obras de infraestrutura e programas sociais, que colocam a segurança e o bem-estar da população em primeiro plano.

“A segurança pública é um dever constitucional do Estado, mas em Contagem, a gente faz a nossa parte. A Guarda Civil e as políticas de segurança da Secretaria de Defesa Social são importantes, mas é igualmente necessária, por exemplo, a qualificação dos espaços públicos e a iluminação adequada do município. A ocupação dos espaços pela população, torna-os mais seguros e isso gera um sentimento positivo na cidade. Esse é o nosso papel: criar as condições para que tudo de bom aconteça em Contagem”, ressaltou.

Tendência

Classificam-se como crimes violentos o estupro, estupro de vulnerável, extorsão, extorsão mediante sequestro, homicídio, roubo, sequestro e cárcere privado. Os dados são do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e situam Contagem como uma das cidades mais seguras entre as grandes metrópoles mineiras.

A estatística aponta queda desde o primeiro ano da atual gestão: em 2021 foram registradas 3.128 ocorrências desse tipo, 2.949 em 2022, e os 2.387 no ano passado. Em 2024, a tendência de redução se mantém, devido às várias ações da Secretaria de Defesa Social para a prevenção da criminalidade.

São exemplos deste esforço a criação de grupos temáticos de trabalho, como os focados em furtos de cabos de telefonia e o fortalecimento do Conselho de Defesa Social, que reúne representantes da GCC, polícias Militar e Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e sociedade civil, garantindo uma atuação efetiva.

A secretária de Defesa Social, Viviane França, reconhece a redução no número de crimes violentos em Contagem como um reflexo positivo das políticas e estratégias implementadas ao longo desse período. “Estamos muito satisfeitos com esse resultado, pois ele não apenas valida a eficácia das medidas que adotamos, mas também demonstra nosso compromisso inabalável em garantir a segurança e o bem-estar da população”, disse.

Viviane França destaca ainda os investimentos na Guarda Civil de Contagem como um dos fatores para desestimular e controlar a violência no município. Aquisição de software e tecnologia de análise de dados – utilizados no planejamento das ações – aquisição de armas, viaturas e fardamento, assim como a adoção constante de capacitação são alguns exemplos.

Uma cidade segura também tem a ver com cuidados de zeladoria e, neste quesito, a Prefeitura de Contagem tem investido constantemente, mantendo bem iluminados os becos, ruas, avenidas, praças, áreas e prédios públicos.

O trabalho consiste na troca de lâmpadas queimadas e na modernização do parque luminotécnico, com a realização de 24.385 manutenções, de janeiro de 2021 a dezembro de 2023. As lâmpadas antigas de vapor sódio e vapor de mercúrio também estão sendo substituídas por lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz, da sigla em inglês Light-Emiting Diode) e até dezembro último, já haviam sido 17.083 delas.

Guarda Civil

A GCM, apenas em 2023, atendeu um total de 7.600 ocorrências, uma média de 22 atendidas diariamente pelos vários grupamentos (Romu, Patrulha SUS, Patrulha Escolar, Patrulha de Proteção à Mulher e Grupamento Ambiental). Foram realizados 36.200 patrulhamentos preventivos nos setores da administração municipal, totalizando quase cem visitas diárias nas diversas edificações e espaços públicos.

Um dos diferenciais do trabalho da GCM é o foco na prevenção, com programas “Juventude Cidadã”, “Acessar” e “Elo por Elas”, além dos projetos “Juventude Ativa”, “Incluir” e “Visitas Institucionais Guiadas”.

De acordo com a comandante da GCM, Anita de Carvalho, estas ferramentas representam uma parte do trabalho contínuo de prevenção da criminalidade. Ela explica que a GCM está sempre buscando novas estratégias e parcerias para fortalecer os esforços nessa área. Foi assim que, em fevereiro de 2022, foi criado o Disque Denúncia, um número inicialmente utilizado para receber denúncias de roubo de cabos de energia, mas que passou a também ser usado para prevenir também a violência nas escolas.

“Sabemos que investir em prevenção é investir no futuro, e foi assim que passamos de dez denúncias por dia, para três a cinco diárias, chegando ao ponto de haver dias sem que nenhuma ocorrência seja registrada. Essa conquista não se limita a números, ela simboliza vidas preservadas, famílias protegidas e um ambiente propício ao desenvolvimento em todas as esferas”, declarou.

Valorização da Guarda

Uma outra ação do governo em prol da segurança foi a valorização da Guarda Civil de Contagem, em 2022, com a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (Lei Complementar 316/2022). A iniciativa possibilitou a implementação de uma carreira única para a categoria, bem como o estabelecimento de critérios qualitativos para a promoção dos servidores aos níveis superiores, enquadramento dos guardas municipais no novo plano, desenvolvimento da carreira, dentre outros pontos. A administração também investiu na saúde dos servidores da segurança pública com a criação do Grupo de Trabalho Saúde do Trabalhador.

Forças de segurança

Além disso, a Prefeitura trabalha para reformular o Centro Integrado de Comando e Controle Municipal, a fim de monitorar 3.200 câmeras, com a tecnologia OCR, que permitem a leitura de placas e leitura facial. As câmeras estão em processo de aquisição e serão instaladas em escolas municipais, unidades de saúde, cemitérios e demais equipamentos públicos e de grande circulação de pessoas.
A proposta é que o local opere como centro de integração e operação, reunindo em um mesmo espaço todas as forças de segurança, como as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e as pastas da Prefeitura de Meio Ambiente, Saúde, Administração, Educação, dentre outras. Cada uma monitorando a sua frente de atuação.

Fonte e foto: Site da Prefeitura de Contagem

Notícias recentes

BUSCA RÁPIDA