MENU

Com 50 anos de idade e professor há 33, Emerson tem propostas detalhadas para prioridades como Educação inclusiva, Saúde mental, Moradia e Mobilidade Urbana

Em entrevista ao Galera Vermelha, o Professor Emerson também fala da importância de envolver a sociedade civil organizada nas discussões de propostas e nas cobranças junto ao Executivo.

Quando surgiu a motivação para o lançamento da pré-candidatura?

Há quatro anos com o objetivo de ajudar as áreas públicas abandonadas pela Prefeitura e pelos vereadores que acobertam o desmonte dos serviços pela administração municipal.

Qual a principal bandeira/ slogan de sua pré-candidatura?

“Marília merece ter Esperança novamente”

Cite as três principais áreas prioritárias acompanhadas das propostas de sua pré-candidatura que pretende apresentar à população nesta pré-campanha?

As áreas prioritárias são: Educação inclusiva, Saúde mental, Moradia digna para a população mais carente e Mobilidade urbana.

Como pretende buscar soluções para resolver os principais problemas da cidade?

Em relação à Educação, fazer um acompanhamento pedagógico eficaz nas escolas e criar um Centro de Formação de Professores da Rede Municipal. Além disso, buscar parcerias para a realização de seminários para os professores, prevendo remuneração nesse período de aprimoramento profissional. É importante ainda criar mais equipes multidisciplinares de educação especial para suporte no encaminhamento pedagógico das crianças e firmar parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social para acompanharem casos que sejam mais complexos.

Para a melhoria do atendimento da Saúde Mental, reforçar o quadro de funcionários, organização o funcionamento das USF e UBS, promovendo saúde integral por meio de projetos de esporte, cultura nos bairros, artesanatos, geração de emprego e renda, eventos culturais, esportivos e educativos para várias faixas etárias.

É necessário pedir revisão dos contratos de terceirização da UPA, PA, SAMU e UBS, exigindo, inclusive, tempo máximo de espera para o doente ser atendido. Também é importante criar legislação específica para que todas as entidades terceirizadas e do município promovam treinamento contínuo com os profissionais na área da Saúde para um tratamento humanizado.

No caso do PA e da UPA, propor leis para a criação de espaços adequados para atendimento de crianças e idosos.

Verificar a possibilidade de ampliar convênios com o SUS para que o paciente fique o tempo mínimo no PA e na UPA, para um tratamento mais especializado nos hospitais.

Em relação à Mobilidade Urbana, é necessário cobrar da Prefeitura o cumprimento do contrato do transporte coletivo urbano, principalmente no que se refere à subvenção das tarifas para que o ônus não fique somente para o usuário. E ainda alterar o contrato para que a empresa possa utilizar outros meios como micro-ônibus e vans para transporte da população.

Uma outra iniciativa deve ser a busca de parcerias para a construção de pequenos terminais de ônibus nas periferias, desafogando o trânsito no centro da cidade.

No que diz respeito à Habitação, hoje em Marília existem quase 12 mil pessoas morando em áreas de risco. Vou buscar parcerias com o governo federal para a construção de casas que tenham essa função social inclusive de desfavelamento.

Em todas essas ações buscarei apoio da Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal no sentido de fiscalizar as ações propostas em leis para cobrar os responsáveis quando houver omissão da Prefeitura. Além disso estarei com contato permanente com as entidades e instituições da sociedade como ACIM, CODEM, LIONS, ROTARY e as pastorais da Igreja Católica para criar projetos conjuntos e articulados para que seja mais eficaz, como também reunir com todas as entidades assistenciais para verificar como elas podem auxiliar nessas ações que serão prioritárias do meu mandato.

Manterei contato constante com Sindicatos, Movimentos Sociais e OSCIPs para acompanhar de perto as demandas, cobrando providências da Prefeitura.

É necessário participar de todas as reuniões dos conselhos municipais para verificar as demandas, as necessidades da população. Também criar um projeto de Jovem Legislador para estimular a participação de jovens na política; fazer um mandato itinerante: toda semana estaremos nos bairros ouvindo as reclamações e levando a comunidade na Câmara para exigir seus direitos; e criar uma Rádio Comunitária como canal de conexão direto com o povo

Na sua avaliação, quais investimentos do Governo Lula fazem a diferença na vida da população do município?

Todos os investimentos, em especial o Programa Minha Casa, Minha Vida; as UBSs e UPA; as leis de incentivo ao Esporte e Cultura; os projetos de Mobilidade Urbana.

Minibio

Nome: Emerson da Silva dos Santos (Professor Emerson).
Cidade natal: Marília (SP)
Data de Nascimento: 01/09/1973
Profissão: professor há 33 anos
Cargo atual: Professor de Biologia e Matemática em 2 escolas públicas, SESI e uma particular.
Atuação na sociedade: Coordenação da CEBs – Comunidades Eclesiais de Base Diocese de Marília; membro do Conselho Municipal de Habitação; membro do Grupo de Apoio Saúde Mental em Foco; membro do Conselho de Direitos Humanos para pessoas com Deficiência; membro do CONSEA – Conselho de Segurança Alimentar; participante de Grupos de Estudo da UNESP de Marília; integrante da Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Comunidade São Francisco de Assis; relacionamento nas áreas da Saúde da DRS, FAMEMA e UNIMAR; relacionamento nas áreas da Arquitetura e Urbanismo da Unimar; relacionamento com a gerência da AMTU Agência Municipal de Transporte Urbano de Marília; relação com o SINDMMAR – Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura de Marília.

BUSCA RÁPIDA