Com discurso carregado de emoção e memória histórica, a deputada federal Carol Dartora (PT- PR) subiu à tribuna da Câmara nesta quarta-feira (7/5) para celebrar a aprovação, pelo Senado, de um projeto que amplia as cotas raciais no serviço público brasileiro. O projeto de lei (PL 1.958/2021), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), eleva de 20% para 30% a reserva de vagas para pessoas negras e, pela primeira vez, inclui também indígenas e quilombolas.
“Essa conquista não é um favor, é uma reparação. O Estado reconhece uma dívida com os povos que foram historicamente excluídos da estrutura política”, declarou Dartora, que é relatora da proposta na Câmara dos Deputados. A parlamentar ressaltou que o projeto representa “um marco na história dos serviços públicos brasileiros” e um avanço concreto na luta por equidade e representatividade dentro do Estado.
Políticas públicas transformadoras
A deputada, primeira mulher negra eleita para a Câmara Municipal de Curitiba e agora a primeira deputada federal negra do Paraná, destacou a potência das experiências locais na formulação de políticas públicas transformadoras. “Quando fui vereadora em Curitiba, tive a honra de ser autora de uma proposta semelhante. Ver essa iniciativa agora inspirar uma política nacional é a prova de que experiências locais, quando enraizadas na justiça, podem se tornar políticas públicas transformadoras”, afirmou.
Carol Dartora também fez questão de reconhecer o papel dos movimentos sociais, lideranças de base e da militância antirracista que, ao longo das últimas décadas, lutaram por reconhecimento e acesso ao Estado. “Infelizmente, ainda em decorrência do racismo, não nos é dado totalmente esse acesso. Mas seguimos firmes, porque sabemos que a justiça social se constrói com equidade, com representatividade e com oportunidades reais”.
Ao encerrar sua fala, a deputada sintetizou o sentido profundo da proposta: “Um viva às cotas nos serviços públicos! Cotas não são esmolas, são reparação, são transformação para o Brasil”.
Foto: Kayo Magalhães
Fonte: Site do PT na Câmara