Em 8 de julho de 2002, uma decisão da prefeitura de Aracaju transformou para sempre a saúde na capital e em todo o Brasil.
Naquele dia, há 22 anos, foi criado o Serviço de Atendimento Municipal de Urgência, o SAMU/Aracaju. Este serviço inovador rapidamente se tornou parte integrante da Rede Nacional SAMU 192, servindo de modelo para 80 serviços similares em todo o país e sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde.
O SAMU/Aracaju nasceu durante a gestão do prefeito Marcelo Deda, um dos mais queridos e votados prefeitos do Partido dos Trabalhadores, e do então secretário de Saúde, Rogério Carvalho. Em 2006, o serviço expandiu para se tornar o SAMU Sergipe, e em 2012, o atendimento foi unificado em todo o estado, sendo denominado SAMU Sergipe 192.
Candisse Carvalho, pré-candidata à prefeitura de Aracaju, relembra com orgulho esses momentos históricos. Como jornalista, ela presenciou a população nas ruas de Aracaju aplaudindo a chegada do SAMU para socorrer quem precisava. “Esse é o nosso jeito de governar: acolhendo, protegendo e melhorando a vida das pessoas,” afirma Candisse.
Para Candisse Carvalho, a criação e o sucesso do SAMU representam o compromisso contínuo com a saúde e o bem-estar da população. “Por isso tudo, viva o SAMU. Longa vida ao SAMU,” conclui ela, destacando a importância de continuar investindo em serviços que fazem a diferença na vida dos aracajuanos.
Foto: Facebook da Candisse Carvalho
Fonte: Facebook da Candisse Carvalho