A deputada estadual e pré-candidata a reeleição, Beth Sahão (PT) comemorou a decisão do STF que prorrogou até 31 de outubro a suspensão de despejos no país.
Para a petista o ministro Barroso levou em consideração alta dos casos de Covid-19. A decisão será submetida ao plenário.
“No início da pandemia, realizei, junto a movimentos de luta por moradia, duas audiências virtuais com o presidente do Tribunal de Justiça e com os presidentes das Câmaras de Direito Público e Privado para tratar dessa questão. As respostas foram negativas. Posteriormente, saiu a decisão do ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, a qual impedia, por um período determinado, os despejos no nosso país”, destacou a petista.
Para ele hoje o fato deve ser comemorado, pois esta é uma vitória importantíssima, garantindo o direito à moradia e à saúde, obrigações do Estado e direitos garantidos pela Constituição.
De acordo com dados da Campanha Despejo Zero, mais de 142.385 famílias estão ameaçadas de remoção no Brasil – mais de meio milhão de pessoas. Cerca de 97.391 crianças correm risco de despejo no país. É um dever do Estado proteger essas famílias.