Parlamentares da Bancada do PT na Câmara comemoraram no último sábado (27), pelas redes sociais, os 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), implantado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu primeiro mandato (2003-2010).
“O Samu completa duas décadas salvando vidas em todo o país. Implementado pelo presidente Lula em 2004, o serviço é sinônimo de excelência do SUS e alcança cerca de 92% da população. Com muita alegria, contribuí para a implementação do Samu no Sul de Minas, em 2015, que hoje atende 154 municípios em nossa região. Viva o SUS! Viva o Samu”, escreveu o líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), em suas redes sociais.
Desde sua criação, em 2004, o Samu tem desempenhado um papel fundamental na prestação de socorro imediato em casos de acidentes, doenças súbitas e outras situações que requerem atendimento médico urgente em municípios e regiões do território nacional. O Samu alcança 187,2 milhões de pessoas em 3,9 mil municípios, segundo o Ministério da Saúde, o que equivale a cerca de 92% da população. Ele é mais símbolo de sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mudanças no País
Ao comemorar os 20 anos do serviço, a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), destacou que desde que o PT assumiu o Executivo, o País é outro e reconheceu que ainda há muito a ser feito. “Símbolo de êxito do Governo Lula, o Samu completa 20 anos neste sábado. Socorristas que salvam vidas.
Quando falamos de política, é sobre isso e muito mais. Qual é o Partido que mudou a vida do povo brasileiro? Faremos o embate ideológico sim e sempre. O país era outro, completamente desigual, antes de vencermos as eleições. Existe muito trabalho pela frente, temos consciência. Por isso vamos seguir na luta, com fé de que estamos no rumo certo”.
Socorro precário
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), lembrou que antes do Samu existir as pessoas “eram socorridas em vans transformadas em precárias ambulâncias ou em carros de parentes, quando não dependiam da solidariedade de terceiros. A situação começou a mudar em 2004, com a decisão do presidente Lula de criar o Samu”, disse.
Política pública essencial
A deputada Ana Paula Lima (PT-SC), que é enfermeira, questionou seus seguidores se eles fazem noção de quantas vidas o Samu, criado por Lula, já salvou.
Já o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) ressaltou que agora o Samu também está presente no Novo PAC do Ministério da Saúde. Com isso mais 6,6 milhões de pessoas passam a receber cobertura do sistema. “Cobertura que alcança 93% da população, um dos grandes legados da visão inclusiva e garantidora de direitos sociais do Presidente Lula. Viva o SAMU! Quem já precisou contar com o serviço, conhece bem a sua importância… seja nas grandes cidades, seja nos menores municípios do país. Está presente agora também no Novo PAC do Ministério da Saúde”.
A deputada Ana Pimentel (PT-MG), que é médica, postou no X (ex-Twitter) um viva ao 20 anos do Samu. que alcança 187,2 milhões de pessoas em 3,9 mil municípios no Brasil. “Felicito todos os trabalhadores do Samu que salvam vidas diariamente”, escreveu a parlamentar.
Jorge Solla (PT-BA), igualmente médico, celebrou as duas décadas de existência do Samu. “Antes, a população dependia do socorro de terceiros em casos de urgência. Feliz de ter feito parte da equipe que ajudou a criar um serviço tão importante ainda no 1º governo @LulaOficial”, lembrou Solla.
Foto: Erasmo Salomão
Fonte: Site do PT na Câmara