Ato nesta terça-feira (23), às 17h, em frente ao Consulado da Espanha, em São Paulo, demonstrará apoio incondicional ao craque brasileiro Vinicius Jr. que mais uma vez foi vítima de ataques racistas durante a partida de futebol realizada no último domingo (21/05), entre o Real Madrid, seu clube, e o Valencia, no estádio Mestalla.
A manifestação reunirá diversas representações da sociedade como movimentos negros e sociais, ongs, entidades, coletivos, organizações antirracistas e partidos progressistas. O Consulado da Espanha está localizado na Rua Canadá, 424, Jardins, zona sul da capital paulista.
O episódio de racismo contra o atacante brasileiro Vinicius Jr., um dos melhores jogadores do mundo, continua repercutindo na mídia. Não é a primeira vez que isso acontece na Espanha e em outros lugares do mundo onde Vini Jr. desfilou o seu talento pelos gramados.
Vinicius Jr. demonstrou sua indignação em publicação no twitter:
A cada rodada fora de casa uma surpresa desagradável. E foram muitas nessa temporada. Desejos de morte, boneco enforcado, muitos gritos criminosos… Tudo registrado.
Mas o discurso sempre cai em “casos isolados”, “um torcedor”. Não, não são casos isolados. São episódios… pic.twitter.com/aSCMrt0CR8
— Vini Jr. (@vinijr) May 22, 2023
Na manhã desta terça (23/05), após pressão do Governo Lula, que se posicionou firmemente contra os ataques racistas e cobrando punições aos responsáveis, além de vários esportistas e personalidades, a polícia espanhola identificou e prendeu sete suspeitos dos ataques racistas contra o jogador brasileiro. A imprensa espanhola também noticiou que a Federação Espanhola de Futebol deve demitir o árbitro do Var, Iglesias Villanueva, que recomendou a expulsão de Vini. Jr. e omitiu imagem do jogador do Valencia, Hugo Duro, dando mata-leão no atacante brasileiro.
O presidente Lula se manifestou em apoio a Vini. Jr:
Queria fazer um gesto de solidariedade ao @vinijr, um jovem que certamente é o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre repetidas ofensas. Espero que a Fifa e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol.
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023
Na segunda (22/05), uma nota conjunta foi publicada pelos ministérios de Relações Exteriores, do Esporte, da Igualdade Racial, da Justiça e Segurança Pública e dos Direitos Humanos e da Cidadania. “O Governo Brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA e à Liga a aplicar as medidas cabíveis”. Confira a íntegra.
Confira a repercussão com as nossas lideranças:
Na próxima terça-feira (23), movimentos sociais, entidades, partidos, coletivos e organizações antirracistas se reúnem, na frente do consulado da Espanha, na cidade de São Paulo, para manifestar solidariedade ao jogador Vini Jr e denunciar a violência racial. pic.twitter.com/HWh6K6V0bg
— Simão Pedro (@simaopedro_SP) May 23, 2023
RACISTAS NÃO PASSARÃO! ✊ Polícia da Espanha prende sete pessoas por crime de ódio contra o jogador @vinijr pic.twitter.com/HKtZl0FpHi
— Humberto Costa (@senadorhumberto) May 23, 2023
NÃO PASSARÃO
Governo Lula cobrou e a Espanha prendeu suspeitos de racismo no caso Vini Jr.
Reconhecer o racismo para combatê-lo.
NÃO NOS CALARÃO! pic.twitter.com/yTED2DHDqu— Paulo Guedes do Lula (@deppauloguedes) May 23, 2023