Por meio do Projeto de Resolução Nº 34/2021, aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 2 de maio, a Câmara Municipal de Limeira terá uma Campanha Permanente de Combate ao Racismo. O projeto é de autoria da vereadora Isabelly Carvalho (PT) e foi aprovado por todos os vereadores presentes no Plenário.
De acordo com a proposta, a Escola Legislativa Paulo Freire, da Câmara, será responsável por idealizar e organizar ações voltadas à divulgação da campanha, que deverá ser realizada ao longo do ano e em especial no mês de novembro, em que são celebradas a memória e a luta do povo negro, em 20 de novembro.
Dentre as ações a serem idealizadas estão a promoção de debates e palestras sobre as legislações de combate ao racismo; exposições sobre a importância da cultura negra e afrobrasileira; ações para divulgar a necessidade de superação do racismo na sociedade; e anúncios publicitários voltados ao combate ao racismo.
A presente propositura mostra-se necessária, uma vez que, o racismo ainda se apresenta como uma ferida aberta no seio de nossa sociedade. Sabendo disso, entende-se que é imprescindível que essa Egrégia Casa de Leis, coloque-se como ator político ativo e construa possibilidades que auxiliem na superação dessa brutal violência”, declarou Isabelly na justificativa.
A parlamentar afirmou que são necessárias ações concretas e sistemáticas para que o racismo seja erradicado e que transformações profundas de consciências serão determinantes para o fim do racismo estrutural presente na sociedade.
A vereadora também destacou a importância de ações internas da Câmara com o objetivo de conscientizar e instruir teoricamente sobre o tema, por meio de ferramentas e canais disponíveis da Casa, para manifestar o compromisso do Legislativo pela extinção da prática do racismo.
Fonte e foto: Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira